Incêndios
Rating
Total
Indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro neste 2011, o canadense Incêndios narra a virada no dia a dia de dois irmãos gêmeos, que de repente se pegam com a obrigação de realizar o último pedido da mãe, recentemente morta. Simon e Jeanne têm de encontrar o pai e um irmão. O problema: para eles, o pai havia morrido há anos e o tal irmão jamais tinha nascido.
O enredo tem seu ponto de partida no Canadá, onde um tabelião, Jean Lebel, convoca os irmãos gêmeos para a leitura do testamento da mãe, Nawal, que deixou expressa um estranho desejo: que seu sepultamento só aconteça com “honrarias” depois que os filhos entreguem duas cartas, uma para um irmão e outra para o pai. Ou seja, se os dois não realizarem o pedido, Nawal deve ser enterrada sem qualquer identificação, sem flores, de barriga para baixo…
O filme regressa e passa a mesclar a história de Nawal com a busca dos irmãos. E muito acontece até chegar ao final surpreendente. Alías, o final é tão surpreendente que, pena, acaba deixando a impressão de fantasioso, inverossímil.
O autor da peça que inspirou o filme é o libanês radicado no Canadá Wadji Mouawad. Por isso, acredita-se que Incêndios se passa no Líbano. Mas fica a dúvida, pois o filme nunca identifica claramente o país dos acontecimentos. Cidades são citadas e fica claro que estamos perto (ou até dentro) da Palestina, mas só isso.
Em Um Mundo Melhor, dinamarquês, venceu o Oscar na categoria. Ainda não assisti. Mas tem de ser muito bom para bater Incêndios.
Incêndios / Incendies
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Ano: 2010
Elenco: Lubna Azabal, Mélissa Désormeaux-Poulin, Maxim Gaudette
Diretor: Denis Villeneuve
Gênero: Drama
Duração: 130 min.
Lá pelas tantas pensei assim: "será que…?" E não deu outra! Diana, vai tentar ver com o motoboy q traz filmes e séries importadas, o Torrêncio?
Opa, tô tentando baixar já! Sabe como é, não tem locadora na Irlanda. Rs.
hummmm… você previu o fim??? Não gostei do fim, Marcelo. Mas achei inusitado.
Assisti esse, mas o segundo ato é meio ensebado, diminui a empolgação com o filme. E o final "holy shit" já tava prevendo…