Invictus

Invictus

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

Acabo de ver Invictus. Sou muito suspeito para comentar esse filme. Primeiro: adoro qualquer produção sobre esporte. Segundo: o livro que originou a obra – Conquistando o Inimigo – é sensacional. Terceiro: é baseado em uma passagem histórica de Nelson Mandela, a personalidade viva mais inspiradora do mundo. Com essas três características, seria difícil transformar-se em algo ruim. Fica longe disso – pelo contrário, é dos bons.

Com ótima interpretação de Morgan Freeman (já fez algum filme ruim?), Invictus é cativante. Além da semelhança física, o ator imita com perfeição os trejeitos de Mandela, sem contar as vestimentas e todo o ambiente.

Filmado na África do Sul, onde realmente a história aconteceu, o filme acompanha o período em que Mandela sai da prisão, em 1990, torna-se presidente, em 1994, e dá os primeiros passos no poder. Aliás, a palavra “poder” não é a mais indicada, já que Mandela age democraticamente, mas com seu carisma o deixando de uma forma natural acima de qualquer outra cidadão.

Na tentativa de diminuir a segregação racial na África do Sul, Mandela utiliza o rugby para reduzir o fosso entre negros e brancos, fomentado por quase 40 anos de Apartheid. Ele percebe que raiva e vingança não combinam com um país que deseja tornar-se democrático e justo. Deixa o óbvio de lado e, contra boa parte dos negros que queriam punição aos brancos que tanto os tinham infligido sofrimento, aposta na valorização do esporte adorado pelos Africaners (que inventaram a tragédia do Apartheid).

O jogador Francois Pienaar (Matt Damon – que também manda muito bem), capitão do time, é o principal parceiro de Mandela na empreitada. A tarefa? Como lançou Mandela, “um time, um país”.

Bom… esse não é daqueles filmes que são “estragados” pelos livros. Pode-se ler o livro, de John Carling (um jornalista britânico que por anos morou na África do Sul, cobrindo o fim do Apartheid), e ver o filme. Não é o melhor filme de Clint Eastwood, que o dirigiu e produziu, mas é muito bom. Freeman e Damon estão indicados ao Oscar de ator e ator coadjuvante, respectivamente.

Uma sugestão: compre o livro e confira a história completa. Há passagens que Eastwood inventou, para dar mais ritmo à trama, que diferentemente da obra em papel, foca na Copa do Mundo – o livro traz toda a trajetória de Mandela ao assumir a Presidência e até conta de sua longa prisão (30 anos). Mas o que há de mais relevante no livro está no filme.

Ficha técnica

Invictus / Invictus

CLASSIFICAÇÃO: DUCA

Diretor: Clint Eastwood
Elenco: Morgan Freeman, Matt Damon, Scott Eastwood, Langley Kirkwood, Robert Hobbs, Tony Kgoroge, Jason Tshabalala, Bonnie Henna, Grant Roberts, Patrick Holland e Patrick Mofokeng
Produção: Clint Eastwood, Robert Lorenz, Lori McCreary e Mace Neufeld
Roteiro: Anthony Peckham
Trilha sonora: Kyle Eastwood e Michael Stevens
Duração: 133 min.
Gênero: Drama

Categorias: Drama
Tags: Invictus

Sobre o Autor

Comentários

  1. Marcelo
    Marcelo 3 maio, 2011, 19:14

    Insanamente bom o climão anos 70 (especialmente da fotografia) desse filme. Vale a pena ver sempre.

  2. Danilo Vicente
    Danilo Vicente Author 17 fevereiro, 2010, 22:22

    Fala, rapaz!!! Achou o blog, hein… É isso mesmo. O filme realmente é mais comercial.

    Bom… dica de livro? Tenho muitas!!!rs Tenho uma fila agora pra ler. O último foi O Mago, com a história do Paulo Coelho. É daqueles que demora, como todo livro do Fernando Morais, mas vale.

    Agora to lendo O Coração das Trevas, que originou o filme Apocalipse Now. Aliás, esse é um fimão, ótimo.

  3. George Mofarej
    George Mofarej 17 fevereiro, 2010, 20:38

    Boa crítica… meu amigo.
    Realmente o foco do livro é mais interessante, mas o do filme é mais comercial. Obrigado mais uma vez pela indicação do livro… valeu muito.

    Aliás… tem outro ?

  4. Danilo Vicente
    Danilo Vicente Author 17 fevereiro, 2010, 17:38

    Hummmm…agora, sim…rs

  5. dEBORA NOGUEIRA
    dEBORA NOGUEIRA 17 fevereiro, 2010, 17:02

    quero ver…mas tenho preguiça desses filmes "com mensagem"

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*