Jogos do Poder

Jogos do Poder

Rating

3 out of 5
Até vale o ingresso

Total

3
3 out of 5

Em Jogos do Poder o aclamadíssimo diretor Mike Nichols (A primeira noite de um homem, Closer, A gaiola das loucas) conta a história da intervenção americana, no auge da Guerra Fria, na guerra entre a União Soviética e o Afeganistão. O filme mostra a atuação do Congressista Charlie Wilson angariando recursos e armamentos, e toda a negociação política que envolve EUA, Israel, Paquistão, Arábia Saudita e Afeganistão, para munir os afegãos de condições de expulsar o exército soviético e dar assim mais um passo rumo ao nobre objetivo de “banir o comunismo da face da Terra”.

O diretor faz uma nítida opção pela abordagem cômica em um filme que poderia se transformar em uma densa discussão sobre o modus operandi do governo americano em conflitos que não lhe dizem respeito (pelo menos não diretamente) .E a escolha é acertada. O filme tem ótimos diálogos, com ritmo bastante rápido, e carrega na ironia para destacar todos os interesses por trás de cada afirmação.

Tom Hanks não escorrega no papel de Wilson. Mas o destaque é mesmo para Philip Seymour Hoffman, que rouba a cena. Fiquei triste com com a atuação de Julia Roberts que parece caricata e sem graça.

Lançado em 2007, seis anos após o ataque às torres gêmeas, o filme convida os E.U.A a uma análise mais crítica a respeito da consequência de suas guerras e estratégias. E é bem interessante ver como eles mesmos treinaram e armaram aqueles que protagonizariam o maior ataque terrorista da história americana. Antigos aliados que agora protagonizam uma guerra sem fim.
CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO

FICHA TÉCNICA:
Jogos do Poder
titulo original: (Charlie Wilson’s War)
lançamento: 2007 (EUA)
direção: Mike Nichols
atores: Tom Hanks, Julia Roberts, Amy Adams, Philip Seymour Hoffman, Brian Markinson e Jud Tylor
duração: 97 min
gênero: Drama

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Comentários

  1. Marcelo
    Marcelo 3 maio, 2011, 14:54

    Pô, Danilo, fala mal não do Mike Nichols, o cara tem uma ficha de serviços prestados ao bom cinema… Esse é bem legal, O Hanks tá bem, a Julia não me convence como dondoca caipira e o Hoffman engole todo mundo! Filme essencial para compreensão de geopolítica, ainda mais com o Bin Laden morto. Vão fazer de novo o que fizeram antes?

  2. Danilo Vicente
    Danilo Vicente 1 novembro, 2010, 00:15

    Caramba, cheguei a postar e agora vi que Diana já havia postado. Tom Hanks e Philip Seymour Hoffman. Com estes dois atores um filme não pode ser ruim. Se for, que o diretor acabe a carreira. Neste Jogos de Poder os dois estraçalham, mandam muito bem. O nome original – Charlie Wilson's War – é muito melhor que o brasileiro. Este cara mudou o mundo, e ninguém dava nada por ele. Mas será que ele acertou? Veja o filme até o fim.

  3. Danilo Vicente
    Danilo Vicente 8 janeiro, 2010, 20:26

    Philip Seymour sempre rouba a cena. Não vi o filme, mas com ele naotem erro!

  4. Renata Rogatto
    Renata Rogatto 8 janeiro, 2010, 15:51

    Ando com preguiça da Julia ROberts desde 12 homens e outro segredo, que ela fez o papel mais besta do mundo.

    Mas interessei na história.

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*