Jornada nas Estrelas – O Filme

Jornada nas Estrelas – O Filme

Rating

2 out of 5
Espere a sessão da tarde

Total

2
2 out of 5

Resolvi assistir novamente ao começo de tudo, ao início da série dos filmes Jornada nas Estrelas. Sou bastante fã. Não chego a comprar as orelhas do Spock para sair pela rua. Nem tenho uniforme da Frota Estelar. Também jamais fui a uma reunião de trekers. Mas adoro todos os filmes. Talvez por isso tenha me decepcionado tanto com Jornada nas Estrelas – O Filme.

Um fenômeno de poder e tamanho descomunal se aproxima da Terra, destruindo tudo em seu caminho. A única nave que pode enfrentar esta força letal é… tchan tchan tchan… a U. S. S. Enterprise. O lendário comandante James T. Kirk (William Shatner) é convocado para a missão, para voltar à nave, e salvar todo o planeta.

Até aí tudo bem, a história não é das melhores, mas passa. Só não lembrava que se trata de praticamente uma continuação da série de televisão. Os personagens não são apresentados, suas amizades não são explicadas, não tem começo… e falta um quem é quem.

Está lá o capitão Kirk (chamado de comandante). De repente vem o médico. E mais de repente ainda entra Spock, que surge na nave e já assume o segundo lugar no comando. Mas espera aí! E o coitado que nunca viu um filme ou um episódio da série? Sò pode se perguntar: “quem é esse orelhudo?”. Parece um filme feito a toque de caixa, só pra ganhar de dinheiro com os fãs da série.

Fui pesquisar. E descobri que a história de Jornada nas Estrelas – O Filme seria inicialmente a trama do filme-piloto de uma nova série de TV, baseada na nave Enterprise, chamada Star Trek Phase II. Foi então que a Paramount decidiu transformar o piloto em longa-metragem para o cinema.

Versões para o roteiro do filme foram feitas entre 1975 e 1977, sendo que uma história chamada
Star Trek: Planet of Titans chegou a ser selecionada para servir como base para o filme. Entretanto, com o sucesso de Guerra nas Estrelas em 1977, a Paramount decidiu abortar o projeto antes mesmo das filmagens, alegando que não havia mercado suficiente para dois grandes filmes de ficção científica. Esperou-se até 1978.

Uma pena que seja um filme tão fraco – em comparação aos outros da série. Gosto muito do 4 – A Volta para Casa. Se está com vontade de saber sobre o início da saga, assista a Star Trek, este mais recente, muito bom.

Duas curiosidades, para finalizar. Há um monte de gente na Enterprise, a nave. São figurantes escolhidos entre os fãs da série. Trabalharam de graça. E vale bastante perceber a evolução tecnológica de 1979 para cá. Chega a ser engraçado ver uma mesa de vídeo-game que há na Enterprise, estilo Pac-Man. Mas a história é no futuro, muito futuro! Os vídeo-games vão regredir?

Jornada nas Estrelas – O Filme / Star Trek: The Motion Picture


CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE


Ficha técnica: 
Direção: Robert Wise
Elenco: William Shatner, Leonard Nimoy e DeForest Kelley
Gênero: Ficção Científica
Ano: 1979

Categorias: Ficção

Sobre o Autor

Comentários

  1. Marcelo
    Marcelo 15 junho, 2012, 04:08

    Vale lembrar que Star Trek sempre se gabou por ser algo mais cerebral do que a space opera de George Lucas (discordo em parte, o Kirk passava o rodo geral na mulherada e saía no braço em quase td episódio). A ideia foi então levar o bando pro cinema mas com pedigree, mais cabeça. O roteiro é do Asimov, co-criador de 2001 e um dos mais reverenciados escritores de sci-fi. Direção do veteranaço Robert Wise, de A Noviça Rebelde. O problema é que ficou muita pretensão e bate-papo.

    O segundo filme é bem melhor (é O melhor).

    Ah, ele é chamado de Almirante nesse pq logo no início ele é promovido a esse posto. Mas volta a ser capitão no final do quarto episódio, devido ao que aprontou na parte 3.

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*