Kill Bill – Volume 1

Kill Bill – Volume 1

Rating

5 out of 5
Pare tudo e vá ver!

Total

5
5 out of 5

“Paula Schultz – 1823 – 1893”. É o que está escrito na lápide da cova que Beatriz Kiddo é enterrada viva em Kill Bill – Volume 2 (quem assiste à novela Avenida Brasil agora já sabe de onde veio a cena com a protagonista Nina). Beatrix é também chamada de A Noiva e de Mamba Negra. Mas o nome não importa. Ela é, enfim, a vingativa que deseja matar Bill em Kill Bill. Fiquei louco para saber “quem, diabos, é essa Schultz”. O grande mérito do filme – SENSACIONAL – é esse: atiça a curiosidade do espectador, traz referência a diversos filmes, faz a pessoa grudar os olhos na tela. Ops… então são “os méritos”.

Resolvi ver Kill Bill 1 e 2 na sequência. Gosto dos filmes de Quentin Tarantino. Mas este consegue, para mim, ser o melhor dele (sim, melhor que Pulp Fiction). Juntos ou separados, são uma obra-prima. Inicialmente seriam apenas um filme, mas ficaram grandes, com cerca de 4 horas de duração. Gostei mais do 1, especialmente porque odiei a parte do “soro da verdade” no 2 (assista e entenda): é fantasia demais. Mas ambos são sensacionais.

Aqui vou comentar o Kill Bill – Volume 1, para a seguir (clique aqui) chegar à parte final. Final não! “A noiva lutará de novo”, disse Tarantino no ano passado. O homem está esperando a filha da personagem Vernita Green – uma das que Beatrix mata – crescer para fazer Kill Bill 3. A menina, agora adolescente, irá pegar o papel de vingativa. Tarantino só pode ser zureta. As gravações devem começar em 2014.

Pois bem, Paula Schultz seria uma referência ao filme The Wicked Dreams of Paula Schultz (As Maliciosas Aventuras de uma Loira, aqui no Brasil), uma comédia romântica de 1968 em que uma atleta troca o uniforme pela minissaia. Mas isso não é 100% certo, pois em Django Livre, o próximo do Taranta, há um personagem chamado Dr. King Schultz. Seriam todos os filmes a criação de um universo paralelo do diretor? Muita viagem.

Voltando ao filme: em Kill Bill 1, Beatrix Kiddo é uma perigosa assassina que trabalhava em um grupo liderado por Bill, composto principalmente por mulheres. Bill atirou em sua cabeça, mas ela sobreviveu, após quatro anos em coma. Agora quer se vingar, dele e de seus ajudantes, que destruíram sua vida.

É um filme com tudo um pouco. As claras referências de Tarantino são os filmes de kung-fu. Mas há mais. Este link traz um vídeo que compara muito bem as cenas originais com as usadas em Kill Bill 1 e 2. Tarantino copia? Quase. Mas e daí?

Uma Thurman é a protagonista, em seu melhor filme. David Carradine foi escolhido pra interpretar Bill (ou Encantador de Cobras) por que foi o protagonista da série de TV dos anos 70 chamada Kung Fu, na qual ele era um lutador que vivia no oeste americano. Carradine, inclusive, usa no filme uma flauta que usou na série. Ainda há Lucy Liu como O-Ren Ishii/Boca de Algodão, Daryl Hannah como Elle Driver/Cobra Californiana e Vivica A. Fox como Vernita Green/Cabeça de Cobre/Jeannie Bell. Notou que Bill comanda “cobras”? Todos os atores mandam muito bem, ao estilo Tarantino, com exageros propositais.

Ah, e a animação mangá (confira aqui)? Há uma sequencia inteira de morte assim! Na verdade, é a introdução à história da personagem de Lucy Liu. Incrível! As gravações ocorreram nos Estados Unidos, México, Japão e China. Quentin Tarantino escolheu três atores de diferentes nacionalidades para representar seus países em Kill Bill. No filme, Gordon Liu (que faz Pai Mei) representa a China, Sonny Chiba (Hattori Hanzō) representa o Japão e David Carradine (Bill), os Estados Unidos. Tarantino declarou ainda que, caso estivesse vivo, teria convidado Bruce Lee para atuar no filme.

A grande diferença do 1 para o 2 não é a ação (como li por aí). É, sim, o suspense. No 1 Bill só aparece à sombra, sem mostrar o rosto. O nome de Beatrix é escondido. E não se sabe se ela realmente é a mocinha da história. No parte 2 tudo se mostra às claras. E, claro, o 1 surpreende.

Quem não gosta de Tarantino no cinema precisa passar longe de Kill Bill 1 e 2. Mas aí, desculpe a ousadia, precisa rever seus conceitos.

Kill Bill – Volume 1 / Kill Bill 


CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!


Ficha técnica:


Direção: Quentin Tarantino
Roteiro: Quentin Tarantino
Gênero: Ação
Ano: 2004
Duração: 111 min.
Elenco: Uma Thurman, Daryl Hannah, Vivica A. Fox, David Carradine, Lucy Liu e Michael Parks

Categorias: Ação

Sobre o Autor

Comentários

  1. Paolo Teixeira
    Paolo Teixeira 30 novembro, 2014, 15:06

    Fooooooodaaaaaaaaaaa!!!!

  2. Danilo Vicente
    Danilo Vicente Author 20 setembro, 2012, 18:36

    Vou postar aqui. Muito bom!

  3. Angélica Vilela
    Angélica Vilela 20 setembro, 2012, 16:59

    Quem viu os filmes de Tarantino precisa ver esse curta: http://www.youtube.com/watch?v=6YuM5kReoAE
    Explica tudo.

    Sobre os filme em si, acho muito bom. Não porque é um Tarantino e as pessoas ficam meio cegas porque é ele, mas porque o filme é bom mesmo. Apenas isso. Ou pelo menos é inovador na proposta.

    Vale a pena!

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*