Rating
Total
Quem não conhece Maud Lewis tem a oportunidade de ser apresentado a sua bela história de vida neste filme canadense. Do início da vida adulta, quando foi renegada pela família e sofreu um golpe financeiro do irmão, até sua morte, Maud foi uma artista, na superação das dificuldades… e no sentido literal mesmo.
Com o dia a dia penalizado por uma artrite reumatoide, que causa inflamações e deformações nas articulações do corpo, Maud foi deixada pelo irmão na casa de uma tia. O que de início parece uma atitude natural mostra-se um golpe, quando ela fica sem direito à casa deixada como herança pelos pais.
Com a tia, Maud poderia viver até o fim da vida como uma espécie de empregada doméstica. Mas não. A doença dificulta sua vida, mas não a impede de viver. Ela arruma emprego com um peixeiro no subúrbio da pequena cidade onde vive.
Rabugento é um adjetivo fraco para Everett Lewis, o peixeiro. Ele a trata como lixo, chega a bater nela. Mas Maud tem um objetivo maior: sobreviver e, quem sabe um dia, viver.
Na casa onde os dois habitam nasce a expressão maior da artista. E o dia a dia dela floresce com os jardins pintados em cada espaço permitido por Everett.
A vida de Maud é um drama, e o filme segue esta linha. Mas ela jamais se abate. Quando Sandra, uma boa alma, aparece, Maud se agarra à única chance que pode ter para ser feliz.
Sally Hawkins, de A Forma da Água, tem uma atuação digna de Oscar na pele de Maud. Ethan Hawke é o peixeiro Everett, correto. A direção é da irlandesa Aisling Walsh. E é curioso como a ambientação no interior do Canadá tem a cara da Irlanda.
É verdade que o longa peca ao pouco explicar sobre a doença de Maud e sua vida pré-abandono do irmão. E há momentos de lentidão que cansam um tanto. Mas é, na essência, um belo filme com uma história incrível.
_______________________________________________________________________
Maud
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 2017
Duração: 115 min.
Elenco: Sally Hawkins, Ethan Hawke, Kari Matchett e Gabrielle Rose
Gênero: Drama
Direção: Aisling Walsh