Melancolia

Melancolia

Rating

5 out of 5
Pare tudo e vá ver!

Total

5
5 out of 5

Agora, sim. Este, sim, é um filmaço. Melancolia, creio, é do primeiro time da história do cinema. Acaba de entrar para a lista dos melhores que já vi. Pelo menos entre os cinco está, fácil fácil.

Lars von Trier, diretor do longa, correu o risco em 2011 de ficar marcado pela declaração que deu em pleno Festival de Cannes (disse “entender” Adolf Hitler). Virou “persona non grata” e foi expulso do evento. Pois bem… o que vai marcá-lo mesmo é esta estupenda obra. O resto – as bobagens que ele fala – é… resto.

E vamos ao que interessa, o filme. Melancolia é dividido em dois capítulos, chamados Justine e Claire, em referência às irmãs vividas por Kirsten Dunst e Charlotte Gainsbourg. Ainda há uma primeira sequência com belas cenas ao som de Wagner, relatando o encontro do planeta Terra com o tal planeta Melancolia.

A primeira parte retrata o casamento de Justine e Michael (Alexander Skarsgard), enquanto que a segunda mostra Claire lidando com o fato de o planeta Melancolia se aproximar da Terra.

Muda o capítulo, muda a protagonista, muda o clima. Por mais que as duas partes pareçam filmes totalmente diferentes – ótimo neste caso -, elas têm uma ligação nada simplória: o pessimismo de von Trier com a sociedade. No caso de colisão entre Melancolia e Terra, é certo que toda a humanidade morrerá, mas o que o cineasta dinamarquês mostra é que internamente a situação já está a beira de uma catástrofe, os humanos já estão em fase desesperadora.

Na parte Justine do filme, a do casamento, o egoísmo impera. O pai de Justine (John Hurt) só pensa em mostrar que namora com duas mulheres ao mesmo tempo; a mãe (Charlotte Rampling) faz questão de deixar claro que não se importa com os outros, nem com as filhas; o chefe (Stellan Skarsgard) só pensa em tirar proveito da funcionária-noiva, mesmo que para isso humilhe seu sobrinho (que, seduzido, só pensa em ficar com Justine, e dane-se o marido dela); o cunhado (Kiefer Sutherland) só se preocupa com o gasto da festa; e a irmã, Claire, pensa apenas na aparência, no que os convidados pensarão.

São personagens de uma festa “non-sense”, um casamento que deixa o espectador com raiva da “louca” Justine.

Passando à parte Claire, o filme vira de cabeça para baixo. E a qualidade continua! Aí é a vez de quem está vendo se contorcer no sofá para saber o que irá acontecer. Passa-se a assistir a um filme-catástrofe, mas sem qualqer cena de destruição. O que se mostra é a parte psicológica de viver em um planeta à beira da morte. À beira mesmo, pois a destruição está alí, a poucos dias. O egoísmo do personagem de Sutherland (marido de Claire e cunhado de Justine), até então o mais lúcido, se intensifica. Ele toma uma atitude covarde, tirada de letra por sua esposa.

O elenco, já deu para perceber, é dos mais famosos. E todos vão muito bem. As duas protagonistas – a linda Kirsten Dunst e Charlotte Gainsbourg – vão muito bem. Mas têm apoio firme de Sutherland e Skarsgard, os dois melhores. Eles são o ponto de equilíbrio das duas, a ala mais sensata da família. É inacreditável como têm paciência com elas!

E as imagens que surgem na tela? Barbaridade! Uma mais bela que as outra. Os efeitos em câmera (muito) lenta dão mais beleza ainda a cada tomada. São baseadas em luz, incríveis.

Melancolia é um filme diferente. Goste ou não, o espectador fica em transe após a sessão. Eu adorei. Tire a prova. Assista!

Melancolia / Melancholia

CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!

Ficha técnica:

Ano: 2011
Direção: Lars von Trier
Elenco: Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, Alexander Skarsgard, John Hurt e Charlotte Rampling
Duração: 130 min.
Gênero: Ficção
Roteiro: Lars von Trier
Produção: Meta Louise Foldager e Louise Vesth

Categorias: Ficção
Tags: Melancolia

Sobre o Autor

Comentários

  1. Renata Rogatto
    Renata Rogatto 27 dezembro, 2011, 17:40

    Nossa, com um comentário cheio de paixão como este dá vontade de ver mesmo.

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*