A Mentira

A Mentira

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

Como um bom roteiro faz diferença em filme! A Mentira tinha tudo para ser mais uma comédia norte-americana sobre alunos colegiais. Que nada! É beeemmm legal, até mesmo surpreendente.

Olive (Emma Stone ) é uma estudante comum. Não há em sua escola aquela divisão entre nerds e populares. Ela não tem namorado, mas é bonita. Sua amiga, uma loira estereotipada, gostosona, se acha a experiente em sexo, mas fica transtornada quando Olive conta que teve sua primeira relação sexual.

O problema é que esta relação é simplesmente uma mentira. Em segundos a escola está sabendo, o que, por mais estranho que possa parecer, agrada a estudante. Ela gosta de se sentir a “vadia” da escola. Mas a mentira vira uma bola de neve e passa a crescer ladeira abaixo. Entra em cena, então, o livro A Letra Escarlate, de Hester Prynne, no qual a heroína tem de andar com a letra “a”, vermelha, nas roupas, sinalizando que provocou um adultério. Olive imita o filme!

O mais interessante do roteiro é que os clichês são sistematicamente colocados à prova. Quando o espectador pensa que o clichê está chegando, surpresa!

Há umas sacadas muito bacanas. Toda a história é narrada por Olive em um vídeo gravado em seu blog. Há uma parte em que ela lembra das comédias românticas da década de 1980 (Curtindo a Vida Adoidado, A Garota Rosa Shocking etc), sentindo saudade do diretor John Hughes. E a música Don’t You – Forget Abou Me, do Simple Minds, fecha com chave de ouro. Mas o melhor é realmente Emma Stone. Como a protagonista (ela já fez Superbad – É Hoje) vai bem!

Em seu teste – um vídeo gravado para blog, como no filme -, a atriz já mostra porque o papel tinha de ser dela. Ela vai da mais doce personalidade até a mais destranbelhada.

Pode ser que a descrição que eu fiz atrapalhe a avaliação de quem leu este texto, já que ver um filme muito bem indicado usualmente decepciona. Mas que o filme é bom, ah, isso é.

A Mentira / Easy A

CLASSIFICAÇÃO: DUCA

Ficha técnica:

Roteiro: Bert V. Royal
Diretor: Will Gluck
Elenco: Emma Stone, Stanley Tucci, Amanda Bynes, Cam Gigandet, Lisa Kudrow, Malcolm McDowell, Penn Badgley, Patricia Clarkson, Dan Byrd e Jayma Mays
Produção: Zanne Devine e Will Gluck
Fotografia: Michael Grady
Trilha sonora: Brad Segal
Duração: 92 min.
Ano: 2010
Gênero: Comédia romântica

Categorias: Romance
Tags: A Mentira

Sobre o Autor

Comentários

  1. Camila
    Camila 28 abril, 2011, 18:41

    Danilo, assiste! É MUITO bom. Sério mesmo. Eu e uma amiga de infância (nossa, como isso soa velho! rs) sempre escolhemos o pior filme em cartaz pra assistir. A gente tem uma queda por filmes ruins, principalmente se tiver zumbis. Primeira vez que nos enganamos na escolha. A trilha sonora também é bem legal; começa com For Whom the Bell Tolls do Metallica. A parte com o Bill Murray é a minha favorita.
    Enfim, assiste quando puder. 😉

  2. Danilo Vicente
    Danilo Vicente Author 27 abril, 2011, 23:26

    Ainda nao vi, Camila. Tenho também um pe atras com esse filme. Mas vou assistir.

  3. Camila
    Camila 27 abril, 2011, 21:14

    Alguém já assistiu Zumbilândia? É com ela, o Jesse Eisenberg e a pentelha do Miss Sunshine. Achei duca. Um dos filmes que fui assistir sem muitas esperanças, com a certeza de que seria ruim. Mas vale a pena, bem divertido.

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*