Meu Nome É Khan

Meu Nome É Khan

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

Daí era sábado à noite e pegamos o primeiro filme que estava para começar na tv e era esse. Depois de 167 minutos ainda não conseguíamos desgrudar os olhos. Superou todas as expectativas.

Só agora, pesquisando para o blog, vim saber que o ator que interpreta Rizwan é um dos galãs de Bollywood e deu um toque autobiográfico no filme, ao fazer seu personagem (muçulmano) se apaixonar por uma hindu. A obra fez bastante sucesso no festival de Berlim.

Cleber gostou tanto que ele quis resenhar este:

My name is Khan. O nome não diz muito. Por trás deste título, entretanto, um longa-metragem bárbaro, protagonizado por Shahrukh Khan superstar de Bolllywood. A história mostra o cenário no ocidente no “pós 11 de setembro”. Pode parecer mais um filme após os atentados. Não é. Talvez pela forma como o tema xenofobia é tratado ao longo de três horas, quem sabe pela bela atuação de atores consagrados na Índia.

O filme mostra um indiano vítima de síndrome de Asperger, um tipo de autismo, chegando ao aeroporto de Newark, em New Jersey. Ao passar pela imigração, Khan diz que está atrás do presidente norte americano. A mensagem que ele teria para George Walker Bush? “Meu nome é Khan e eu não sou um terrorista”.

De certa forma, a abertura do filme foi uma maneira encontrada pelos indianos para protestar contra o rigor da imigração americana. Em agosto de 2009, o governo indiano pediu explicações aos Estados Unidos depois de ShahRukh Khan ter sido detido por duas horas no aeroporto de Newark.

Bom, mas voltando à ficção, Khan ao chegar em Los Angeles, onde começa a trabalhar com o seu irmão comercializando cosméticos. Apesar da dificuldade motora, Khan percorre “salões de beleza” em busca de clientes em situações bem descontraídas. Em uma dessas empreitadas, conhece Mandira, indiana de origem Hindu que emigrou para os Estados Unidos ainda pequena. O casamento de Khan e Mandira, que tem um filho do primeiro casamento, mistura tradições do hinduísmo com as crenças muçulmanas. A pluralidade na festa ganha corpo com os convidados americanos. O casal vive bem, até o filho de Mandira começar a ser discriminado na escola pelos colegas que o vêem como um representante do povo de Osama Bin Laden.

A xenofobia toma conta de grande parte das cenas com exemplos de como alguns americanos começaram a enxergar os muçulmanos após o 11 de setembro e a própria invasão ao Afeganistão. Khan, então, começa a percorrer os Estados Unidos atrás do presidente como forma de protesto. Essa maratona em nada lembra a jornada de Michael Moore, que fez algo parecido no documentário Fahrenheit 9/11. Trata-se de um belo filme. Corra para a locadora.

CLASSIFICAÇÃO (Renata & Cleber): DUCA

Ficha técnica
Direção:Karan Johar
Duração 167 min
Gênero: Drama/romance
Ano: 2009

Categorias: Drama, Romance

Sobre o Autor

Comentários

  1. Alessandro Mario de Souza
    Alessandro Mario de Souza 14 abril, 2024, 04:50

    O filme não se explica em todos os sentidos de filmes feito com amor e no que tem de real no ser humano , a realidade exposta na forma da interpretação real humana.
    Talvez que eu me conheça de lembranças em 47 anos de vida , e mais de 20 mil filmes que já vi , só minha coleção de Dvds 2 mil ou um pouco mais , diria que esse seria o filme número 5 , maravilhoso ! Eu entendo que há todos níveis de entendimentos nas evidências de gosto para filmes , e talvez com drama e romance não encaixe no perfil , mas em mera lembranças vejo Titanic , o contador de história , com histórias e roteiros longos , porém com gastos bem superiores , e com uma quantidade de Oscar e indicações bem superiores .
    Filmes que citei que estaria nesses 5 colocado agora pouco na escrita acima . Por ter outro atores de outros países esse filme não foi tão contado para tal indicações , e vejo que a nível mundial teria que ser visto depois de 11 de setembro , principalmente nas escolas , ele é cultural , mostra a forma de agressão que leva uma criança a morte, mostra laço familiar , separação , abandono , vida familiar , vínculo , anomalia intelectual de percepção, dando outros nomes a esse tipo de autismo que demostra no filme .
    Sem falar na qualidade de perdas de uma mãe , e uma mãe que não deixa seu filho autista e faz de tudo para ele sobressair na vida . Espetacular as crianças precisam disso ainda mais nas formas que nossas qualidades familiar de uns tempos para cá tem acontecido em fatos ! Falando do laço amor , ou seja sentimento de amor visto de todas as formas . Então em meu ver teria que ser revisto após anos , e fazer o Oscar do filme mais bonito dos últimos 20 anos !
    Porque não é justo não ser todo banhado com Oscar para que o mundo veja e tira esses olhares de terrorista do mundo , como no próprio filme deixa claro , no mundo existe pessoas boas e pessoas ruins , só existe dois tipos !
    Essa citação no filme abre a forma lógica de vc perceber que em qualquer nação, etinia ou cultura , tem dois tipos de pessoas , e que não devemos julgar aquele povo , por causa do Osama bim Laden no 11 de setembro . Talvez julgamos uma nação que a minoria tem esse dom . Isso colocando como imposicionado pela situação da causa do 11 de setembro e as provas e afirmações de como e quem fez etc.
    Então devida a margem de todos os níveis culturais , esse filme teria que ser muito indicado , e ter o maior número de Oscar possível , para ser expandido para humanidade , e com cada um vendo o filme , teria seu comprometimento com seus entendimentos do que fazer na hora de julgar em todos os quesitos humanos !
    E tenho certeza um fator extra para muitos níveis de culturas mundiais !
    E para indentificar o pequeno conhecimento que aqui deixo relatado do filme . Deferindo aqui em palavras sobre o filme …
    Sim o MELHOR filme de todos os tempos , perdendo apenas pela reverência de entendimentos do filme a cabana .
    Porém a cabana se reverência a o dono do mundo , se reverência no pai filho e espírito santo , existe algumas convergências de entendimentos bíblicos , por entendimentos a níveis culturais !
    Se cabana não tivesse isso a parte maior de todos nós , consigo entender que o meu nome é Khan , perderia de goleada . Apesar de ter diferença de tempo .
    Porém os melhores filmes sempre foram acima de 2:20 minutos , sempre as histórias se apresenta de uma forma melhor contada , dando sentido ao final , mesmo que não mostre tempo depois resumido antes de acabar .
    Eles são feras para fazer filmes , montar um grande elenco , mas da um final sem imaginação como falando depois que
    Ex: voltou da viagem ficou , se casou , se teve filhos etc …
    Então deixo aqui para muitos que imagine se o que estou querendo dizer !
    No montante , o meu nome é Khan , em qualquer nível de filmes tirando o que for falar na palavra de Deus !
    Sem dúvida é melhor , e colocando ele como um que mostra a igreja , a fé , e a demostração do compromisso com Deus em suas orações, ele não perde para filme nenhum , ele mostra , drama, romance, fé, ele demostra amor , que reúne as 3 características de um roteiro do que o filme é!
    Então fica aqui assumido dentro de uma lógica , que foi bem interpretado pelos atores escolhidos , bem escrito , e com certeza o melhor filme dos últimos 50 anos , antes desses anos , os filmes era na maioria das vezes sem noção . Fazia sucesso pelo atraso de culturas da época . Se colocar na tela hoje de qualquer canal , serve para ser comédia de como era feito , muito mau feito etc .
    Então fica aí melhor filme de todos os tempos ! Meu nome é Khan. Mesmo achando que poderia ter tudo outro nome , nada contra o ator . Pelo contrário um excelente ator , um dos melhores que já.vi , porém outro nome daria uma força de curiosidade a nível de chamar atenção mundial . Ex , depois de 11 de setembro .
    Após 11 de setembro !
    Se tivesse esse nome o mundo do nível da época , iria ver e colocar os jovens e adolescentes para ver .
    Um nome influência muito ao teor do que possa está no filme .
    Enfim …
    Mesmo assim , fica aqui algo de um um homem comum em uma opinião a base da humanidade que precisa se reencontrar de todas as formas .
    O filme é o melhor filme de todos os tempos !
    E seria e teria que ser dito em Hollywood para o mundo que o acompanha as grandes obras !

    Porque esse na matéria de filme a maior de todas !
    Ainda bem que não é uma saga .
    Porque se pega histórias assim em saga !
    Acho que se Hollywood teria que comprar o direito .
    Porque eles iria detonar a central dos elencos e histórias por um bom tempo .

    Parabéns ao escritor, e aos atores do filme ….todos ajudaram ser feito a mais bela obra de filmes de todos os tempos !

  2. Anônimo
    Anônimo 12 agosto, 2012, 16:59

    Outra coisa… o filme sabe citar com enorme inteligencia e sutileza ao mesmo tempo o problema do autismo, a política americana (a arrogancia do Bush, a sensatez do Obama), o inferno vivido pelos "imigrantes" que vivem ou viviam nos EUA após o 11 de setembro e também o drama dos americanos com o atentado e exemplo de doação ao próximo. E tudo isso embalada por uma belíssima história de amor. LINDO, MARAVILHOSO, ESPETACULAR, DE APLAUDIR DE PÉ….

    Ewanderson Viana – Itaúna/MG

  3. Anônimo
    Anônimo 12 agosto, 2012, 16:53

    Excepcional!! Não há outra palavra para descrever esta obra prima de filme… Assisti porque sou pai de criança autista e me indicaram. Eu e minha esposa rimos e choramos com o filme. É muito, mas muito melhor que muitos e muitos filmes badalados… Assistam, se gostarem de um bom filme.

    Ewanderson – Itaúna/MG

  4. Anônimo
    Anônimo 2 junho, 2012, 22:15

    Não tenho palavras para traduzir a emoção que sentir ao assistir este filme, melhor filme q já assistir em tda minha vida! Tdas as pessoas deveriam assisti-lo, lição de vida! chorei o filme inteiro.

    Edjane Sousa

  5. Pedro Carlos Villar ( Arc@njo)
    Pedro Carlos Villar ( Arc@njo) 19 maio, 2012, 17:32

    maravilhoso o filme, Um exemplo pra toda humanidade! Ele mais cristão que a maioria dos cristãos!

  6. Keissiane
    Keissiane 25 abril, 2012, 19:02

    Lindo filme, muito emocionante mesmo! Não sou de chorar vendo filmes, mas me acabei de chorar ao final deste filme!! Também estava apenas zapeando pela tv e qd comecei a ver o filme ele prendeu minha atenção. A atuação dos atores, principalmente o que faz o Khan, é sensacional! Espero que tenham ganhado muitos prêmios. Excelente filme para quem quer sair do lugar comum..

  7. amanda
    amanda 4 janeiro, 2012, 12:02

    o filme é incrivel, nao tem detalhes que nao te emocionam, nos sempre pensamos no impacto do 11 de setembro para os americanos mas nao pensamos no que o 11 de setembro causou aos mulçumanos que pouco sabiam disso ou de qualquer evento de terrorismo. nao a comentarios alheios a fé mesmo porque pra quem nunca leu o alcorão nao sabe que nada se fala naquele livro sagrado sobre a atentados ou morte de inocentes. um otimo filme que nos faz refletir sobre a verdade do isla e sobre a fé em vencer mesmo com pedras no caminho.
    '' meu nome é khan e eu nao sou terrorista''

  8. Anônimo
    Anônimo 2 janeiro, 2012, 21:16

    o filme e muito bonito, porém não gosto da apologia ao Islamismo, sou brasileiro mas se fosse um americano ficaria ofendido com alusão muçulmana, dentro da tal sociedade, sei que e errado todo ato de discriminação seja ele qual for, mas em um país muçulmano um cristão não pode nem sonhar em ter liberdade de expressar a sua fé, entretanto não vejo nenhum filme de grande porte a fazer uma trajetoria de alguém que não segue a fé muçulmana, no mundo árabe por exemplo, onde igrejas são fechadas, cristãos forçados a negarem a fé e sem contar nas torturas e etc. lamentável que uma nação cristã como os EUA, que no decorrer de toda sua historia experimentou tantos avivamentos, é hoje estar vivendo uma verdadeira calamidade espiritual. recomendo o filme porem sugiro aos cristão e não cristãos, que deixem o vosso comentário, para que no mundo muçulmano haja mais tolerância aos cristãos e a outros credos, assim como eles estão a pedir neste filme nos EUA. fazemos o mesmo para todas a nações.

  9. Anônimo
    Anônimo 1 janeiro, 2012, 12:13

    ESTE FILME É MUITO BOM MESMO, MEU FILHO COMEÇOU ASSISTI-LO POR ACASO E NÃO CONSEGUIU MUDAR DE CANAL, FICAMOS IMPRESSIONADOS COM A QUALIDADE E A DELICADEZA QUE OS TEMAS XENOFOBIA, RACISMO E PRECONCEITO, UNIÃO, RELIGIÃO, SÃO TRATADOS NO FILME. ESTE FILME É NOTA DEZ.

  10. Anônimo
    Anônimo 27 dezembro, 2011, 22:44

    Caramba, um homem chorão. Chorei mesmo, e muito e sempre hei de chorar quando vir ingratidão, injustiça, sofrimento e indiferença. Filmaço, que interpretações, quanta maldade das pessoas ao condenar um pequeno grupo por um erro cometido por um louco.

    Gustavo Diamante

  11. Jeff
    Jeff 24 dezembro, 2011, 19:46

    Cara que filmeeee……….
    nao conseguir desgrudar os olhos que ficaram quase todo filme cheio de lagrimas!!!

  12. Anônimo
    Anônimo 3 dezembro, 2011, 12:36

    EM EPOCA DE TANTA PORCARIA, TAÍ UM FILME MARAVILHOSO, TANTO NA HISTORIA, NAS INTERPRETAÇÕES, NO CUIDADO COM A TECNICA,MUSICA, UM EXEMPLO A SER SEGUIDO, COMO TAMBÉM FOI VISTO EM GUZAARISH.
    PARABENS, SIMPLESMENTE ESPETACULAR.

  13. Márcia Barroso
    Márcia Barroso 6 outubro, 2011, 21:23

    Simplesmente ESPETACULAR! Que capacidade, a do diretor, de abordar um tema tão delicado de forma tão humana… E o ator, como traduziu com perfeição cada sentimento! Um filme obrigatório para quem quer contribuir na construção de um mundo melhor… Somos todos iguais e nada pode nos distrair diante dessa verdade!

  14. Anônimo
    Anônimo 6 outubro, 2011, 18:10

    Acabei de assistir ao filme e joguei o título no google pra saber mais…
    Não tinha ouvido falar sobre esse filme ainda, tava zapeado na tv e parei pra ver… não consegui mais mudar de canal!!!
    O ator principal é mto bom!!
    Esse filme merece ser divulgado!!!

  15. Danilo Vicente
    Danilo Vicente 5 outubro, 2011, 03:39

    Nossa. As pessoas gostam mesmo desse filme. E estão assistindo juntas, pelo visto. Nao o acho de jeito nenhum.

  16. Anônimo
    Anônimo 5 outubro, 2011, 01:30

    Acabei de assistir,é emocionante!
    ESPETACULAR!Um filme sensível,profundo!
    Cheio de humanidade!
    atores maravihosos e trilha sonora estupenda!
    não percam!

  17. Anônimo
    Anônimo 5 outubro, 2011, 01:26

    Acabei de ver! Grande filme! Inteligente e emocionante!
    Fazia tempo que não assistia um filme tão bom!! 10 nota 10!!!

  18. Anônimo
    Anônimo 5 outubro, 2011, 00:50

    ACABEI DE VER.
    UM DOS MELHORES QUE JA VI

  19. lucia uchoa
    lucia uchoa 15 setembro, 2011, 03:28

    eu baixei pela Jdownload

  20. Danilo Vicente
    Danilo Vicente 1 setembro, 2011, 21:22

    To… o que?

  21. Renata Rogatto
    Renata Rogatto Author 4 agosto, 2011, 18:43

    Saudades do video-cassete para poder gravar e emprestar…não sei fazer isso com esses aparelhos modernosos. Talvez pelo Torrent dê para baixar!

  22. Danilo Vicente
    Danilo Vicente 4 agosto, 2011, 18:17

    Não consigo achar de jeito nenhum. É impossível alugá-lo! Estou atrás, ainda mais depois de tantos comentários elogiosos.

  23. Anônimo
    Anônimo 20 julho, 2011, 07:50

    Já disseram tudo antes de mim, podem assistir, várias lições de vidas, filme marcante, ha tempos não assistia algo tão bom, algo pra somar ! ! !

  24. Anônimo
    Anônimo 16 julho, 2011, 19:04

    Os outros comentários já sintetizaram bem o que esse filme é, mas não posso deixar de engrossar o coro em dizer que o filme é simplesmente M A R A V I L H O S O, um dos melhores que eu já assisti nos últimos anos. E concordo com o comentário acima, "deveria ser obrigatório exibi-lo as crianças", para entenderem as consequências da xenofobia e outras espécies de discriminações.
    Parabéns ao elenco a direção, primoroso trabalho.

  25. Anônimo
    Anônimo 7 julho, 2011, 15:31

    Também acho que este filme merece todos os prêmios possíveis. Só de lembrar me arrepio inteiro. O melhor filme que já vi nos últimos tempos. Ah, sem esquecer da trilha sonora, muito linda e emocionante. Recomendadíssimo.

  26. Anônimo
    Anônimo 2 julho, 2011, 23:43

    Nao consigo locar este filme. Como baixa-lo?

  27. Anônimo
    Anônimo 27 junho, 2011, 18:54

    Fazia tempo que não assistia a um filme tão marcante em história e interpretação, simplesmente maravilhoso!

  28. Anônimo
    Anônimo 27 junho, 2011, 18:37

    É um filme simplesmente maravilhoso.

  29. Anônimo
    Anônimo 27 junho, 2011, 14:21

    Algo a mais que esqueci, esse filme deveria ser obrigatório nas escolas, mostrar para as crianças veêm.

    Abraços
    João Batista

  30. Anônimo
    Anônimo 27 junho, 2011, 14:17

    Simplesmente espetacular, um dos melhores filmes que já assisti, gostaria e muito de parabenizar a produtora do filme, filme merecedor de todos os prêmios possível inclusivel Oscar de melhor filme, Ator, Atriz, a interpretação do Khan é expetacular, já ví vários filmes dele só que neste ele simplesmente se superou e eu tive o privilégio de assistir. Parabens a todo o elenco principalmente ao Autor e Diretor, a forma como colocou o fato religião, preconceito e descaso do governo americano(Vale para o nosso também) foi marvilhoso.

    Nota 1000 ao filme e todo o elenco e ao ator principal 1000000.

    Abraços a todos
    João Batista

  31. Anônimo
    Anônimo 27 junho, 2011, 14:03

    Tive o prazer de assistir esse belo filme através do canal pago. Muito bom.. Assistam.
    Manoel Vieira

  32. Angélica Vilela
    Angélica Vilela 14 dezembro, 2010, 16:20

    Coloca mesmo, pois também gostei do roteiro.

  33. Danilo Vicente
    Danilo Vicente 8 dezembro, 2010, 20:00

    Estamos ganhando um novo colaborador!!! Cleber está gostando da coisa. E é ótimo isso!!!!

    O filme deve ser bacana mesmo, hein. Vou colocar na lista do Netmovies.

  34. Marcelo
    Marcelo 8 dezembro, 2010, 18:05

    Parece bacana. É que Khan pra mim só existe um, o de "A Ira de Khan"! E este, sim, é terrorista!

    KHAAAAAAAAAAAAAAANNNNNNNNNN!!!!!!!!! (berre com sua melhor imitação de William Shatner)

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*