Missão Impossível 7 -Acerto de Contas Parte 1
Rating
Total
DISPONÍVEL NO CINEMA
Já se vão 27 anos do primeiro Missão Impossível no cinema. Dirigido por Brian De Palma, chegou misturando ação e espionagem e com a dúvida sobre como trazer o visto na série de TV sem prejudicar sua origem. Hoje, problema superado e pouco se fala da série que foi ao ar de 1966 a 1973. Ethan Hunt agora é um personagem de Tom Cruise, um dos principais de sua carreira. Missão Impossível 7 – Acerto de Contas Parte 1 atesta isso.
Missão Impossível é um símbolo do que um filme de ação precisa ser. Mais: simboliza também o que é o chamado “blockbuster”. Filme a filme as cenas explosivas e de risco são superadas. Já teve ação com quase todo tipo de meio de transporte. Os carros e motos estão sempre presentes, mas aviões e helicópteros desgovernados entraram para a rotina.
O que se vê no novo filme é uma história coesa e que gruda o espectador na cadeira. Ethan Hunt e sua equipe formada por Ilsa Faust (Rebecca Ferguson), Benji Dunn (Simon Pegg) e Luther Stickell (Ving Rhames) recebem a missão de rastrear uma nova e aterrorizante arma que, se cair nas mãos erradas, pode representar uma ameaça para toda a humanidade.
Bom… é sempre assim, é verdade. Uma corrida frenética se inicia. E aí é que vem o legado de Missão Impossível.
O filme já estabeleceu seu ritmo como o mais adequado a um filme de ação. Evidentemente, os longas de ação são sempre espalhafatosos e rápidos (pelo menos os bons), mas Missão Impossível supera todos – ou quase todos, porque James Bond está sempre chegando para concorrer.
Acerto de Contas foi anunciado inicialmente como a despedida de Ethan Hunt, dividido em duas partes nos cinemas. E, por mais que o próprio Tom Cruise já tenha dado indícios de que a franquia deve seguir ainda por um bom tempo, o filme caminha realmente para um arco de encerramento do protagonista.
É por esse fechamento de arco que o filme traz de volta Eugene Kittridge (Henry Czerny), que esteve na estreia no cinema. E há a apresentação do antagonista Gabriel (Esai Morales) com uma retcon (alteração de algo estabelecido anteriormente). Gabriel é um antagonista, mas não o chefe. Isso fica para Parte 2 e a descoberta de quem criou a Inteligência Artificial que comanda o ataque. Isso, claro, se houver algum criador.
Ah, importante também a participação de Hayley Atwell como Grace, a aliada que sempre pode ser traíra. Ou vice-versa.
No fim, mais um Missão Impossível ótimo para se assistir no cinema. E que venha o próximo. E mais outro. E outro.
_______________________________________________________________________________________________________________
Missão Impossível 7 -Acerto de Contas Parte 1 / Mission: Impossible – Dead Reckoning Part One
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Ano: 2023
Duração: 163 min.
Gênero: Ação
Direção: Christopher McQuarrie
Roteiro: Christopher McQuarrie e Erik Jendresen
Elenco: Tom Cruise, Hayley AtwelL e Ving Rhames