Monster – Desejo Assassino
Rating
Total
Serial killers são pessoas que cometem homicídios com intervalos de tempo entre eles, geralmente com vítimas do mesmo perfil, um tipo de objeto de suas fantasias ou frustrações.
Aileen Wournos é considerada a primeira serial killer americana e teve uma vida comum à todos eles: abusos sexuais e físicos quando criança, lares desestruturados, falta de oportunidade geral. Ela é filha de pais adolescentes, a mãe a abandonou quando era criança e o pai era psicótico e suicida. Ela tem várias cicatrizes no rosto, causadas por automutilação, e engravidou aos 14 anos de seu irmão. Bizarro.
Pra contar a história da Donzela da Morte, como ficou conhecida, a diretora Patty Jenkisn escolheu Charlize Teron, esta loira irreconhecível da capa ao lado. Ela é a estrela do filme Monster – Desejo Assassino.
Merecidamente a atriz ganhou Oscar em 2003 por sua atuação espetacular. Ela arrebenta. Arrisco a dizer que é uma das melhores atuações que eu já vi. Ela vai muito além da maquiagem impecável e tem um trabalho corporal excelente. Sua Aileen sofre pelo rumo que a vida leva e busca desesperadamente alguém pra ficar ao seu lado.
Aos 13 anos ela vira prostituta e, ao mesmo tempo em que parece que é incapaz de qualquer sentimento por tudo que acontece, tem um olhar esperançoso e alguma coisa que a faz viver dia após dia. No bar conhece Salby (Cristina Ricci) e juntas criam uma amizade e logo um amor. Resolvem levar uma vida mais digna e Aileen tenta encontrar um emprego formal, mas não tem sucesso pelo seu horrível temperamento. Com a falta de dinheiro pra sustentar Salby, Aileem volta à prostituição e mata um cliente que a espancou. O sentimento de revolta acende e ela comete uma série de crimes contra homens/clientes nos anos 80/90, roubando-os para dar lucro e matando-os para vingar-se de tudo que aconteceu com ela.
O filme leva você a conhecer essa história por outra perspectiva – a da assassina. E com isso há uma tendência a torcer por ela. Claramente a diretora optou por tentar justificar de alguma forma todos os seus crimes, e talvez justifique mesmo.
Escrevi isso só pra criar polêmica!
Na verdade ela conta a historia da infância de Aileem, mas não relata nada sobre os assaltos, crimes de falsificação e outros delitos que ela cometeu. Acaba parecendo que é no fundo uma pessoa boa. E não é! De qualquer maneira, a produção vale a pena. Os cenários e diálogos simples, as atuações e a boa condução das cenas só contribuem para a temática já pesada.
Aileem Wournos foi condenada à morte em 2002, por injeção letal. Sua namorada Salby foi inocentada pela própria Aileem. Ela inclusive testemunhou contra Aileem em todos os julgamentos.
Monster – Desejo Assassino
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!
Ficha técnica:
Título original: Monster – Desejo Assassino
Ano: 2003
Direção: Patty Jenkins
Elenco: Charlize Theron, Christina Ricci, Bruce Dern e Lee Tergesen
Duração: 109 min.
Gênero: Drama
É muito bom!
O filme é ótimo, ja vi umas 3 vezes…o livro tb..tenho até um serial favorito. Mas isso não é algo que a gente conte por ai hahahaha..
Mas o filme é bom mesmo, Diana. E o livro tb. Assista e leia. Você vai gostar.
Danilo e Marina, vocês me assustam!
Filmaço! Charlize irreconhecível fisicamente. Manda muito bem no papel, assim como a filha da Família Adams.
Quem gosta do assunto, como eu, precisa ler o livro Serial Killers, da Ilana Casoy (sobre os matadores internacionais, não o segundo livro, sobre os brasileiros).