Mussolini, Segredo de Família

Rating
Total
Todo mundo que assistir a Vincere (post abaixo) precisa reservar um tempo para os extras. Lá está Mussolini, Segredo de Família, muito bom documentário sobre o sofrimento de Ida Dasler e seu filho, Benito Mussolini, nascido da relação dela com o ditador italiano. Produzido pela emissora italiana de TV Rai, é melhor que o filme ficcional baseado na história deste trio.
Com 45 minutos de duração, Mussolini, Segredo de Família comprova que Ida foi, sim, mulher de Mussolini, reconhecida pela sociedade de então e pelo poder público. Louca? Pode ter sido, mas ainda assim esposa dele.
São entrevistados contemporâneos de Ida e do menino Mussolini. Sabe-se que Arnaldo Mussolini, irmão do líder Benito, foi o “tocador” das barbaridades contra a família Dasler. Em Vincere ele nem é citado, mas deveria, pois foi quem arrumou uma nova família ao menino (os Bernardi), decidiu internar Ida e reservou 100 mil liras, dinheiro que seria do garoto aos 21 anos, o que nunca ocorreu.
Há depoimentos que mostram como Ida e seu filho tiveram suas vidas acabadas nas mãos do fascismo. É revoltante. Se tiver de escolher, prefira o documentário. Se não, veja Vincere e Mussolini, Segredo de Família. A história vale.
Mussolini, Segredo de Família / Il Segreto di Mussolini
CLASSIFICAÇÃO: VALE (BEM) O INGRESSO
Ficha técnica:
Gênero: Documentário
Duração: 45 min.
Ano: 2005
Direção: Fabricio Laurenti e Gianfranco Norelli