Nada de Novo no Front
Rating
Total
DISPONÍVEL NA NETFLIX
Nada de Novo no Front é um remake de um filme lançado em 1930 e que abocanhou o Oscar de melhor obra e direção, baseado em livro homônimo de Erich Maria Remarque. Nesta época, causou polêmica por ser a visão dos Estados Unidos sobre as tropas alemãs na Primeira Guerra Mundial. Uma exibição pública em Berlim, por exemplo, foi interrompida por protestos do público. Joseph Goebbels, futuro ministro da Propaganda de Adolf Hitler, estava presente e discursou acusando o filme de tentar destruir a imagem da Alemanha.
A versão desde 2023 dá lugar de fala aos alemães. É uma produção do país. Mas nem por isso alivia ou altera a história. O filme mostra um grupo de jovens que chegam empolgados à guerra, acreditando na fantasia de líderes alemães. E aos poucos, no dia a dia das batalhas, veem a dura realidade.
É um filme acima da média, mas não supera outros de temática igual, como o excelente 1917, de três anos atrás. Aí está um de seus problemas: Nada de Novo no Front precisa necessariamente ser comparado a incríveis obras precedentes, e perde em alguns quesitos e no geral.
Esteticamente é de embasbacar, com takes aéreas ou em close que impactam. O som é também arrebatador, com uma trilha sonora instrumental – de Volker Bertelman – de impressionar. Search Party é de entrar para história do cinema. Este, aliás, o grande destaque da obra.
Não à toa levou o Oscar 2023 nas categorias de filme internacional, direção de arte, trilha sonora e fotografia.
Nada de Novo no Front é um retrato da banalização da violência da guerra, e junto dela, um estudo de vida e morte. Como jovens alemães foram enganados e descartados. Vale o ingresso.
_____________________________________________________________________________________________________
Nada de Novo no Front / Im Westen nichts Neues
CLASSIFICAÇÃO: VALE (BEM) O INGRESSO
Ficha técnica:
Direção: Edward Berger
Ano: 2022
Gênero: Guerra
Duração: 148 min.
Elenco: Felix Kammerer, Daniel Brühl, Albrecht Schuch e Aaron Hilmer