Não Olhe para Cima

Não Olhe para Cima

Rating

5 out of 5
PARE TUDO E VÁ VER!

Total

5
5 out of 5

DISPONÍVEL NA NETFLIX

Não Olhe para Cima é o grande lançamento da Netflix para este fim de 2021. Traz um elenco estelar: Jennifer Lawrence, Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Cate Blanchett, Ariana Grande, Chris Evans e Meryl Streep, entre outros. Mas seu principal nome está atrás das câmeras. O diretor e roteirista Adam McKay (A Grande Aposta e Vice) criou uma sátira que vai direto ao ponto e critica, como jamais no cinema, a idiotice bipolar que vivemos do lado de cá da tela.

A história começa com a descoberta de Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) e Randall Mindy (Leonardo DiCaprio): um cometa vai se chocar com a Terra em cerca de seis meses. Então, a dupla de astrônomos procura a presidente dos Estados Unidos (Meryl Streep) – e aí começa a ficar bom.

A presidente não entende, ou escolhe não entender, o quão grave é ter uma situação que pode aniquilar a vida de todos. E os cientistas se desesperam ao perceber que quase ninguém – além da presidente, outros políticos, imprensa e população em geral – liga para o fim do mundo.

Parece alguma situação vivida recentemente? Evidente. O paralelo entre a pandemia da Covid-19 e o cometa é óbvia. McKay, que diz ter escrito o roteiro antes do Novo Coronavírus, ilustra perfeitamente os extremos políticos vistos em países como Estados Unidos e Brasil.

O título do longa remete ao mote que negacionistas pregam: é só não olhar para cima e o problema não vai existir, o cometa não vai cair na Terra. E, na sociedade, o que importa são os escândalos políticos da hora, o dia a dia dos influenciadores digitais, juntar-se a um grupo político.

É curioso – outro ponto positivo do filme – que McKay não se furta a criticar o outro lado. O cientista de DiCaprio é cooptado pelo estrelato, por exemplo. E há um nada discreto apego ao poder, além da velha chatice dos cânticos políticos (que supostamente deveriam mudar o mundo).

É claro que há maior peso contra os avatares de Donald Trump (e Jair Bolsonaro) e seus próximos (o filho que é Chefe de Gabinete, a diretora da Nasa que é anestesiologista, o coronel preconceituoso colocado como herói nacional etc), mas todo mundo entra na sacola de criticados. Inclusive a imprensa: é ilustrativa a sequência do jornal que publica a matéria sobre a aniquilação iminente mas depois tem seus dirigentes se dizendo enganados.

Adam McKay é cirúrgico na crítica.

____________________________________________________________________________

Não Olhe para ima / Don’t Look Up

CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!

Ficha técnica:

Direção: Adam McKay

Roteiro: Adam McKay

Ano: 2021

Duração: 145 min.

Gênero: Comédia

Elenco: Jennifer Lawrence, Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Timothee Chalamet, Ariana Grande, Chris Evans, Tyler Perry, Mark Rylance, Rob Morgan, Cate Blanchett e Meryl Streep

Categorias: Comédia

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*