Napoleão
Rating
Total
Está aí um filme esperado. Napoleão tem credenciais que prometem. Joaquim Phoenix interpretando um dos mais controversos personagens da história, Ridley Scott na direção, US$ 200 milhões de investimento na produção. E, apesar de tudo isso, é um longa mediano.
Na trama, acompanhamos um olhar pessoal sobre as origens de Napoleão Bonaparte e sua rápida ascensão a imperador da França. Porém, a célere ascensão é mostrada da mesma forma em tela: de uma hora para outra, sem aprofundamento.
O longa se sustenta em cenas antológicas de guerra. Há uma, no branco do gelo da Rússia, que assombra com o vermelho dos sangues dos exércitos. Outra, da França contra a Inglaterra, tem cavalaria, canhões, espadas, bombas e tudo que se pode imaginar em meio a milhares de soldados.
E não passa disso: cenas de guerra muito boas.
Napoleão Bonaparte é apresentado como um louco inteligente. Pode condizer com a realidade, mas exatamente por isso mereceria um melhor estudo do personagem.
Joaquim Phoenix está caricato. Vanessa Kirby, como Josephine, casada com Napoleão, tem desempenho acima do colega protagonista.
No fim, não é ruim, mas, sim, é um filme que prometia muito mais.
___________________________________________________________________________________________________
Napoleão / Napoleon
CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 2023
Duração: 158 min.
Gênero: Guerra
Direção: Ridley Scott
Roteiro: David Scarpa
Elenco: Joaquin Phoenix, Vanessa Kirby e Tahar Rahim