Noites com Sol

Rating
Total
Noites com Sol é um filme que de início parece bolorento, chato. Mas aí esquenta, o roteiro começa a ter sentido. E no fim fica a imagem de uma boa opção.
O longa conta a história de Sérgio Giuramondo, um jovem escolhido como novo auxiliar do rei Carlos III. É o que ele sempre sonhou. O monarca resolve casa-lo, o que para ele é bom. Mas às vésperas do matrimônio sua noiva confessa ter tido um caso com o todo poderoso.
Desiludido, Sérgio decide abandonar tudo, retorna à sua terra natal e vira padre. O sossego dura pouco. E ele resolve se refugiar em uma modesta casa de campo e iniciar uma vida dedicada à espiritualidade.
A história é baseada no romance Padre Sérgio, do escritor russo Leon Tolstói, transposta para o sul da Itália, no século 18 na adaptação para o cinema.
A tônica do filme é a busca pela felicidade. Na verdade, as pedras no caminho para isso. Mesmo com algo aparentemente bom – Sérgio começa a ser considerado milagreiro -, a infelicidade ronda sua vida.
Além de Nastassja Kinski e Julian Sands (no papel principal), há a participação de Charlotte Gainsbourg, novinha. O curioso é que ela é quase a ninfomaníaca que representa no filme homônimo de Lars Von Trier.
Noites com Sol / Night Sun
CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 1990
Gênero: Drama
Direção: Paolo Taviani e Vittorio Taviani
Roteiro: Tonino Guerra, Paolo Taviani e Vittorio Taviani
Elenco: Julian Sands, Nastassja Kinski, Patricia Millardet, Charlotte Gainsbourg, Massimo Bonetti e Rüdiger Vogler