Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

Rating

4 out of 5
DUCA

Total

4
4 out of 5

DISPONÍVEL NO NOW

Os roteiristas norte-americanos – via seu sindicato, o WGA, na sigla em inglês – escolheram, em 2015, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa como o roteiro mais divertido de todos os tempos. O filme de 1977 dirigido por Woody Allen é o primeiro de uma lista de 101 títulos. Assisti recentemente. Discordo de ser o melhor da história (prefiro, por exemplo, o sétimo da lista, Dr. Fantástico), mas é bem interessante.

Ganhador de quatro estatuetas do Oscar (filme, diretor, roteiro original e atriz principal para Diane Keaton), Noivo Neurótico, Noiva Nervosa conta a história de Alvy e Annie. Ele, interpretado pelo diretor, é um humorista neurótico que reflete sobre sua vida após terminar o relacionamento com ela.

O mais curioso é que Woody Allen não pretendia fazer humor e por isso pensou em dar ao filme o título de Anhedonia (incapacidade de sentir prazer).

Curiosamente, no Oscar, o único prêmio que o filme foi indicado e não levou foi o de ator. Porém, Allen vai bem, em seu estilo de feições e trejeitos característicos.

Uma obra leve, que ainda tem Paul Simon (o músico), Christopher Walken e Jeff Goldblum no elenco, este último em um papel bem pequeno.
Todas as “artimanhas” de Woody Allen estão na película. Seu estilo pode ser resumido nesta obra. É importante também atentar para a inovação na época. Logo a primeira cena já traz o protagonista falando com o espectador, até então algo pouco usual, não existente em uma comédia.

Allen celebriza as criaturas da metrópole, o que seria padrão em seus muitos filmes depois, cheios de personagens cultos, cerebrais, inseguros, falando pelos cotovelos e se movimentando a todo instante.

Talvez, pelo que trouxe ao cinema, a comédia romântica definitiva?

______________________________________________________________________________

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa / Annie Hall
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Direção
: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen e Marshall Brickman
Elenco: Woody Allen, Diane Keaton, Shelley Duvall, Carol Kane, Paul Simon, Christopher Walken e Jeff Goldblum
Gênero: Comédia
Ano: 1977
Duração: 93 min.

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*