Nós que Nos Amávamos Tanto
Rating
Total
Nós que Nos Amávamos Tanto é a obra-prima do diretor e roteirista Ettore Scola. De 1974, retrata a Itália após a Segunda Guerra Mundial e faz uma reflexão sobre o cinema italiano entre o fim do conflito e o começo dos anos 70. Um belo filme.
No foco estão três homens que viraram amigos durante a guerra. Eles se reencontram após anos, mas agora com uma mulher entre deles. Um é operário, trabalha em um hospital (interpretado por Nino Manfredi). Outro é intelectual (Steffano Satta Rosa), professor de cinema. O terceiro, um advogado em início de carreira (Vittorio Gassmann), o único que consegue ascender financeiramente, motivado por ambição. Em torno deles, Luciana (Stefania Sandrelli), amada por todos, e amante de todos.
O filme tem ótimas sacadas, como a “paralisação” dos personagens quando eles estão pensando – apenas os que refletem têm movimento na cena. Outra das melhores: Federico Fellini, Marcelo Mastroianni e Vittorio de Sica (o diretor-mestre), eles mesmos, aparecem no filme, em excelentes homenagens de Scola. Os dois primeiros surgem em recriação da filmagem de A Doce Vida, na Fontana di Trevi.
O desenrolar do filme é sobre as mudanças das pessoas durante a vida. Poucos mantêm-se firmes a seus propósitos. Poucos… ou apenas um, como mostra a obra.
Nós que Nos Amávamos Tanto / C’eravamo tanto amati
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Gênero: Drama
Duração: 124min.
Direção: Ettore Scola
Roteiro: Ettore Scola, Agenore Incrocci e Furio Scarpelli
Produção: Pio Angeletti e Adriano De Micheli
Elenco: Nino Manfredi, Vittorio Gassman, Stefania Sandrelli, Stefano Satta Flores, Giovanna Ralli, Aldo Fabrizi, Mike Bongiorno, Federico Fellini, Marcello Mastroianni, Nello Meniconi, Guidarino Guidi, Alfonso Crudele, Isa Barzizza e Marcella Michelangeli
Na verdade é a novela que ta inspirando. E punto e basta! hahaha
Que nada. Eu, que sou um cara que entende muito de cinema, tenho me especializado neste tipo de filme (na verdade, a culpa é da NetMovies, que resolveu remodelar meu gosto)
Nossa, acho que é o primeiro filme italiano postado aqui!