O Doador de Memórias

O Doador de Memórias

Rating

3.5 out of 5
Vale o ingresso

Total

3.5
3.5 out of 5

O Doador de Memórias é um filme adolescente. Mais um dos tantos nos cinemas ao redor do mundo. Mas, diferentemente da maioria, que subestima os mais novos, é inteligente. Não chega a se aprofundar sobre algum tema, mas dá boas pinceladas em totalitarismo, violência, repressão e segregação. Isso já o torna interessante.

Em um mundo futurista com pessoas que nascem com um propósito (aviador, enfermeiro, babá etc), ninguém se lembra de como era a vida livre. Na verdade, ninguém chega nem a pensar se há ou não liberdade.

Aí está o ponto-chave do filme. Em vez de mostrar uma “briga” pela liberdade, o filme aponta quão nefasto pode ser o totalitarismo depois de um tempo. No longa, é normal para as pessoas que não haja opções. É normal que bebês com menos peso sejam descartados. É comum que não exista livre-arbítrio.

O tal “Doador de Memórias” (Jeff Bridges) é o único com memória. Ele precisa passar o conhecimento a alguém mais jovem. O garoto Jonas, interpretado por Brenton Thwaites, fica com a incumbência. Tal missão pode ser um fardo, já que se acumula memórias boas e ruins do que os humanos fizeram.

Meryl Streep, a vilã, é a defensora do mundo controlado. Para ela, as pessoas não têm capacidade para decidir. Prova disso são guerras, mortes e afins.

Katie Holmes interpreta a mãe de Jonas, num papel fraquinho, que não tem motivo de existir. E até Taylor Swift está no elenco, como uma protegida do Doador.

Adaptação do livro de Lois Lowry, o filme peca por deixar lacunas. Há um bebê que o protagonista, Jonas, precisa cuidar em uma disparada por deserto e neve. Como esta criança é alimentada? Vítima de uma caçada, o rapaz não morre de jeito algum. E por que há uma marca no corpo de cada receptor de memórias? E que história é essa de tudo se resolver quando se cruza uma linha?

Mas na ideia geral o filme vale, especialmente pela reflexão que tenta levantar. Uma opção interessante.



O Doador de Memórias / The Giver


CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO


Ficha técnica:
Ano: 2014
Direção: Phillip Noyce
Gênero: Ficção
Elenco: Jeff Bridges, Meryl Streep, Brenton Thwaites, Alexander Skarsgård, Katie Holmes, Odeya Rush, Taylor Swift e Cameron Monaghan
Duração: 87 min.

Categorias: Ficção

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*