O Estranho que Nós Amamos
Rating
Total
Muitas vezes Sofia Coppola é superestimada. As Virgens Suicidas, Um Lugar Qualquer e Bling Ring são bons, acima da média, mas não são ótimos. Diferentemente de Encontros e Desencontros, que lhe deu um Oscar de Roteiro, realmente incrível. Porém, se um entre quatro filmes é nota 10, talvez sua avaliação deva se dar por todos, não pelo maior sucesso. E agora, com O Estranho que Nós Amamos, ela mostra que não está com a bola toda.
Baseado em livro de Thomas Cullinan, o filme aposta em uma ambientação gótica e esquece a versão cinematográfica de 1971, de Don Siegel e Clint Eastwood – talvez por ter um punhado de situações machistas e personagens femininas caricatas. Coppola enxugou a trama, tirando personagens e situações secundárias – como o beijo do protagonista em uma menina de 13 anos.
Estamos na Virginia, 1864, três anos após o início da Guerra Civil. John McBurney (Colin Farrell) é um cabo da União que, ferido, é encontrado em um bosque pela adolescente Amy (Oona Laurence). Ela o leva para a casa onde mora, um internato de mulheres chefiado por Martha Farnsworth (Nicole Kidman). Lá elas decidem cuidar dele – um inimigo – para que, após se recuperar, seja entregue à Confederação. Só que o homem ferido começa a despertar instintos nas mulheres… em algumas até paixão.
Além de Kidman e Farrell, Kirsten Dunst e Elle Fanning são os nomes famosos, ambas como membros do internato. São elas que disputam ferozmente o soldado.
O problema é que é chega a ser ridículo o comportamento delas. Em um mundo que cada vez mais o feminismo é necessário, o filme coloca suas personagens como um bando de bobocas apaixonadas pelo homem fardado.
A partir de certo ponto há uma virada com o personagem de Farrel. Aí melhora. Mas continua a toada de mulheres entorpecidas pelo bonitão conquistador.
O Estranho que Nós Amamos / The Beguiled
CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE
Ficha técnica:
Ano: 2017
Duração: 93 min.
Direção: Sofia Coppola
Elenco: Colin Farrell, Nicole Kidman, Kirsten Dunst, Elle Fanning, Oona Laurence, Angourie Rice e Emma Howard
Gênero: Drama
Roteiro: Sofia Coppola, baseado no livro de Thomas Cullinan