O Homem da Máfia

O Homem da Máfia

Rating

3 out of 5
Até vale o ingresso

Total

3
3 out of 5

A recessão de 2008 ainda não foi superada por Holywood – mesmo porque não foi superada nem pelos Estados Unidos e seu sistema financeiro. O tema tem sido ostensivamente abordado em filmes como Trabalho Interno, Grande Demais para Quebrar, Margin Call – O Dia Antes do Fim e A Grande Virada. O Homem da Máfia é mais um, mas trata o tema de maneira mais indireta. Gosto de filmes sobre o assunto. Neste o destaque é a atuação de Brad Pitt. Já a história é daquelas sem um objetivo, que os minutos passam e não se chega a algum lugar.

O longa do australiano Andrew Dominik não se limita a tratar a crise econômica como metáfora. A todo momento monitores de televisão mostram George W. Bush e Barack Obama em promessas. Isso sem falar nos detalhes, como outdoors da disputa em John McCain e Obama. Dominik pega o romance Cogan’s Trade (que eu não li), de George V. Higgins e traz a trama de 1974 para 2008, em meio ao colapso financeiro.

A história se passa em Nova Orleans, onde um trio de idiotas resolve roubar uma casa ilegal de carteado. A ideia deles é incriminar o responsável pelo jogatina (vivido por Ray Liotta), já com o filme queimado por arquitetar antes um roubo ao mesmo local. Após o roubo, entra em cena Jack (Brad Pitt), chamado pela máfia para desvendar o caso.

Em meio a este contexto, as vozes de Bush, Obama e McCain funcionam quase que como trilha sonora ao longo dos 97 minutos. Durante o assalto, por exemplo, Obama surge com um discurso de “somos um povo”. Mas é claro que para os caras “é cada um por si”.

A ironia é o ponto alto do filme. E todo mérito a Brad Pitt. É o matador frio e profissional, que está lá só para ganhar dinheiro. Tem ótimas sacadas e frases, especialmente quando contracena com os personagens de Richard Jenkins, seu contratante, e de James Gandolfini, que recebe uma chance para matar e ganhar uma grana.

O time de atores é ótimo, mas o filme não encanta. Passa a ser uma caça ao trio de ladrões. Só isso.

O Homem da Máfia / Killing Them Softly 


CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO 


Ficha técnica: 
Direção: Andrew Dominik
Elenco: Brad Pitt, Scoot McNairy, James Gandolfini, Richard Jenkins e Ray Liotta
Gênero: Suspense
Ano: 2012
Duração: 97 min.

Categorias: Suspense

Sobre o Autor

Comentários

  1. Atalija Lima
    Atalija Lima 3 julho, 2013, 17:02

    Esse filme tinha tudo pra ser ótimo, mas ficou sonoleeeeento. Uma pena.

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*