O Homem Urso

O Homem Urso

Rating

3.5 out of 5
Vale o ingresso

Total

3.5
3.5 out of 5

Documentário, O Homem Urso conta a história de Timothy Treadwell, que por 13 anos viveu entre ursos pardos. Viveu… e morreu. Em outubro de 2003 foram encontrados os restos dele e de sua namorada, Amie Huguenard. Em cinco dos 13 anos Treadwell filmou seu dia a dia. As imagens mostram um aficionado por ursos. Para mim, um louco.

O casal foi devorado por um urso, o primeiro caso de ataque registrado no local, um parque do Alasca. Quem narra a história é o diretor Werner Herzog, que também entrevista familiares e amigos de Treadwell, além de envolvidos nas duas mortes: o piloto que achou os restos dos corpos e o médico legista, por exemplo.

O fato é que não há crítica a Treadwell na narração. Mas nem precisa. As imagens “dizem” tudo. Ele não tinha qualquer especialidade, não era biólogo, não era ecologista, não tinha motivo para estar ali. Mas simplesmente decidiu morar com os ursos, como um urso, sentindo-se – ou apenas falando isso à câmera – o salvador mundial dos ursos, sem qualquer necessidade, pois os ursos locais não sofrem qualquer ameaça.

As falas dele são marcantes. Nota-se claramente que está perturbado. Há um lado positivo na vida dele? Os amigos entrevistados dizem que sim. Eu não encontrei.

Coitada da namorada, que entrou num barco furado. E jamais o abandonou, até morrer. O filme vale pela descrição da insanidade.

O Homem Urso / Grizzly Man

CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO

Ficha técnica:

Ano: 2005
Gênero: Documentário
Direção: Werner Herzog
Duração: 100 min.

Categorias: Documentário
Tags: O Homem Urso

Sobre o Autor

Comentários

  1. Marcelo
    Marcelo 29 março, 2012, 04:59

    Tente ver os docs Burden of Dreams (o Herzog filmando Fitzcarraldo na Amazônia) e Meu Melhor Inimigo (a relação dele com o Klaus Kinski). Aí sim vc vai descobrir o verdadeiro sentido de insanidade. Ah, e claro, Vício Frenético com o Cage.

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*