O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida

Rating
Total
Horton, Cat in the Hat, Grinch, Lorax… personagens que pouco dizem aos brasileiros. Talvez Grinch seja o mais famoso, por causa do filme com Jim Carrey. Mas nos Estados Unidos todos são populares e vêm rendendo longas-metragens. O mais recente é O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida. Não é o melhor deles, bem atrás de Grinch e de O Gato, pois foca totalmente em crianças e, por isso, perde em piadas e em duplo sentido. Mas para quem quer saber mais sobre Dr. Seuss, o “pai” das “feras”, vale.
Theodor Seuss Geisel foi um escritor e cartunista norte-americano. Publicou cerca de 60 livros infantis. Foi o roteirista do filme Design to Death, vencedor do Oscar de Documentário em 1947, escrito enquanto servia ao Exército durante a Segunda Guerra Mundial. Alistou-se por vontade própria, por odiar os nazistas. Ainda assim, se revoltou com o tratamento que os americanos do pós-guerra davam aos japoneses, o que o inspirou a escrever Horton e o Mundo dos Quem.
Bem… O Lorax nos cinemas pretende dar uma lição de moral nas crianças. A mensagem claramente é: “cuide da natureza”. O menino Ted descobre que o sonho de sua amada, a bela Audrey, é ver uma árvore de verdade, algo em extinção. Os dois vivem em um mundo de plástico, no qual as árvores são falsas e o ar puro é vendido em garrafas. Mas ninguém sente falta da natureza. Disposto a realizar o desejo dela, ele embarca em uma aventura atrás da última árvore real. Ao conhecer o rabugento Lorax, uma criatura indefinida, que só mostra os braços verdes (lembra o Grinch), passa a ouvir histórias cheias de cor, animais fofos e árvores que parecem algodão-doce (e originam a tal trúfula).
Realmente o mundo do filme é um mundo desejado por crianças. Claro que a lição de moral vem. Os adultos sofrem um pouco com o desenrolar da trama. Mas nada que angustie.
O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida / Dr. Seuss’ The Lorax
CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE
Ficha técnica:
Direção: Chris Renaud
Elenco (vozes): Danny DeVito, Ed Helms, Taylor Swift e Zac Efron
Gênero: Animação
Ano: 2012
Duração: 86 min.