O Mordomo da Casa Branca
Rating
Total
No final dos anos 20, o jovem Cecil Gaines vê seu pai sendo assassinado pelo senhorio da fazenda de algodão onde morava, no sul dos Estados Unidos. Em vez de se rebelar e tentar vingar o pai, o garoto é convidado a ser treinado pela mãe do assassino a servir à família como criado. Tempos depois, decide ir embora do campo para a cidade e vai se aprimorando na arte de servir.
Já adulto, Cecil (Forest Whitaker) consegue dar uma vida digna à sua família, a esposa Gloria (Oprah Winfrey) e seus dois filhos. Ele é convidado a ser mordomo na Casa Branca, onde permanece para ver sete presidentes se sucederem.
O filme é baseado em fatos reais, embora a crítica tenha enfatizado que Eugene Allen, o mordomo real que inspirou o filme, nunca teve a mesma “repercussão” que o filme faz crer. Ele não influenciou presidentes e seu filho não foi membro do grupo Black Panther. Mas cinema é assim mesmo.
De qualquer forma, a obra é interessante como um retrato da época da segregação racial americana, pós guerra civil, em que os negros não podiam sentar-se em qualquer lugar dentro de uma lanchonete. Também aponta a luta entre gerações para mudar essa situação: Cecil subserviente e conformado versus seu filho que vai para a universidade e engaja-se na luta por seus direitos.
Supreendentemente, Oprah não foi indicada ao Oscar por seu papel de esposa alcoólatra. Ela vai muito bem no filme.
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica
Elenco: Forest Whitaker, Oprah Winfrey, David Oyelowo, Yaya Alafia, Cuba Gooding Jr., Lenny Kravitz, Elijah Kelley, Colman Domingo, Jim Gleason, Olivia Washington, John Cusack, Vanessa Redgrave, Terrence Howard, Alan Rickman, Jane Fonda, Robin Williams, James Marsden, Minka Kelly, Liev Schreiber e Nelsan Ellis
Direção: Lee Daniels
Ano: 2013
Gênero: Drama
Eu vi e também gostei. Tem um monte de atores do primeiro time de Holywood. Acho que o filme não crava que ele influi nos presidentes. A maquiagem dos personagens é ótima. O único problema é que no fim há uma ode a Barack Obama, acredito que muito influenciada por Oprah. Mas ok.