O Quarteto
Rating
Total
Dustin Hoffman comanda O Quarteto. Mas desta vez ele não está à frente das câmeras. Como diretor e produtor, o peso-pesado de Holywood celebra a música erudita com uma bela homenagem, sem precisar aparecer.
É a primeira incursão de Hoffman como diretor. Em 1978 ele selecionou o elenco e assumiu o protagonismo e a direção de Liberdade Condicional. Sem conseguir administrar as duas funções, porém, abandonou o posto atrás das câmeras, colocando o amigo Ulu Grosbard em seu lugar. Agora ele concretiza a vontade.
Hoffman decidiu por uma comédia leve, recheada de atores de alto calibre. Adaptação da peça de Ronald Harwood (roteirizada pelo mesmo), o longa é sobre o dia a dia de uma casa de repouso luxuosa dedicada exclusivamente a músicos eruditos idosos.
A trama segue o mote da união que supera obstáculos, com o quarteto lírico do título (interpretado por Tom Courtenay, Billy Connolly, Pauline Collins e Maggie Smith) tendo de salvar financeiramente a casa de repouso com um show que marcará o retorno dos quatro juntos ao palco.
Os quatro atores principais já são velhos conhecidos do públicos, e têm indicações e premiações – especialmente Oscar – como sustentação. Eles seguram o filme – e Hoffman parece querer dar o mesmo espaço e importância em cena para cada um.
No restante do elenco o diretor optou pela homenagem. Como mostram as cenas pós-crédito, há uma reunião salutar de músicos aposentados, hoje já idosos, a começar por Michael Gambon, que, além de ator (viveu, por exemplo, o Albus Dumbledore a partir do terceiro Harry Potter), passou pela música erudita.
O problema do filme é deixar a emoção de lado – ela se apresenta só na parte final. É uma obra gostosa de assistir, com muita música – Schubert, Boccherini, Brindisi, Puccini e, sobretudo, Verdi -, mas falta algo para ser marcante.
Há uma certa “forçada de barra” na felicidade na casa de repouso, que mais parece um paraíso. A velhice é glamourizada, mas ainda assim os problemas que acarreta são apresentados. No entanto, falta à obra se aprofundar nos possíveis problemas de cada personagem. Tudo passa tão rapidamente e se resolve tão facilmente que as situações parecem superficiais. Afinal, salvar uma casa de repouso de luxo não pode ser tão preocupante.
É um bom começo para Dustin Hoffman, aos 75 anos. Que venham outras direções de filmes.
O Quarteto / Quartet
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 2012
Duração: 98 min.
Gênero: Comédia
Direção: Dustin Hoffman
Roteiro: Ronald Harwood
Elenco: Maggie Smith, Michael Gambon, Billy Connolly, Pauline Collins, Tom Courtenay e Sheridan Smith