O Regresso

Rating
Total
Sem medo de errar. O Regresso é um dos melhores filmes de todos os tempos. É uma obra-prima. É belo, mas ao mesmo tempo de uma violência de se revirar na cadeira do cinema. Tem uma fotografia contemplativa, de paz, mas que mostra um cenário de guerra. É calmo e tenso, envolvente, com roteiro e direção que colocam Alejandro González Iñárritu (do magistral Birdman) definitivamente entre os grandes do cinema. E reúne atuações de embasbacar (Hollywood pode fechar as portas se Leonardo DiCaprio não levar o Oscar agora).
Adaptação do romance The Revenant: A Novel of Revenge, de Michael Punke, ambientado no século 19, o filme acompanha Hugh Glass (DiCaprio), um guia para homens pagos pelo exército americano que caçam animais em uma região pouco acolhedora dos Estados Unidos, em 1820. Atacado por um urso, ele se fere gravemente e acaba abandonado para morrer pelo parceiro John Fitzgerald (Tom Hardy). Glass, no entanto, luta para sobreviver com único objetivo: vingança.
Ainda que DiCaprio seja merecidamente o mais comentado, afinal ele é o centro da obra e sua dor transborda a tela, cabe destacar que todo elenco está muito bem. Hardy é muito mais do que somente o vilão. Merecidamente concorre a Ator Coadjuvante no Oscar. Curioso que tenha brilhado nos dois melhores filmes da temporada: este e Mad Max – Estrada de Fúria.
Um nome desconhecido do grande público também merece destaque: Emmanuel Lubezki. Vencedor do Oscar por Gravidade e Birdman, o diretor de fotografia caminha para seu terceiro prêmio seguido. Em O Regresso há cenas belas a qualquer momento dos 156 minutos de duração. E os planos-sequência, que em Birdman inovaram, voltam em meio a tiros e flechas zunindo.
Iñárritu (além de Birdman, fez Amores Brutos, 21 Gramas, Babel e Biutiful, por exemplo) comanda todo este time de maneira exemplar. Com mais de duas horas e meia, o longa não deixa o espectador tirar os olhos da telona. Cenas como a do urso atacando Glass, do cavalo caindo na ribanceira (e a sequência das tripas para fora) e do reencontro com o exército são arrebatadoras.
As 12 indicações ao Oscar já deviam demonstrar que O Regresso é especial. Mas nada como comprovar na sala escura. Neste ano, os organizadores acertaram em cheio!
O Regresso / The Revenant
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!
Ficha técnica:
Ano: 2015
Duração: 156 min.
Direção: Alejandro González Iñárritu
Roteiro: Alejandro González Iñárritu
Elenco: Leonardo DiCaprio, Tom Hardy, Domhnall Gleeson, Will Poulter, Paul Anderson, Lukas Haas e Brendan Fletcher