O Sorriso de Mona Lisa
Rating
Total
O Sorriso de Mona Lisa é um Sociedade dos Poetas Mortos feminino. Não que haja uma pré-indicação para homens ou mulheres assistirem a um dos dois filmes. Mas as histórias são semelhantes, assim como as mensagens. Só que um tem elenco majoritariamente feminino, e o outro, masculino.
Um ponto é importante: ambos são muito bons (mas prefiro Sociedade)!
Em O Sorriso de Mona Lisa, Katharine Watson (Julia Roberts) é uma professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, só para mulheres, para lecionar aulas de História da Arte. Ao chegar, recebe o choque do conservadorismo no colégio, tanto da direção quanto das alunas.
Katharine, então, decide lutar contra as normas da década de 1950, que colocavam a mulher como secundária em relação ao homem.
É o típico filme com a cara de Julia Roberts. Ela está ótima. Outros nomes famosos são Kirsten Dunst e Maggie Gyllenhaal, como duas estudantes.
Mesmo com as boas atuações e o roteiro bem construído, ficou sem prêmios cinematográficos. Concorreu ao Globo de Ouro na categoria de Canção Original (“The Heart of Every Girl”).
À certa altura o filme parece ser um tanto previsível. Mas não é. Uma ótima opção.
O Sorriso de Mona Lisa / Mona Lisa Smile
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Ano: 2004
Duração: 119 min.
Direção: Mike Newell
Elenco: Julia Roberts, Kirsten Dunst, Julia Stiles e Maggie Gyllenhaal
Gênero: Drama