O Terceiro Tiro
Rating
Total
Alfred Hitchcock é o mestre do suspense, apontam muitos especialistas. Este O Terceiro Tiro é dele. Mas engana-se quem pensa que vem pela frente mais um filme do gênero. É suspense, sim, mas é mais comédia, no estilo Hitchcock, com muito do chamado humor negro.
Baseada em livro do inglês Jack Trevor Story , a história gira no eixo de um corpo encontrado próximo uma aldeia de Vermont, nos Estados Unidos. O capitão Albert Wiles pensa que o matou por acidente, ao caçar coelhos. Chega o menino Arnie, que sai correndo logo ao avistar o defunto, alertando sua mãe, Jennifer. Ela percebe ser o corpo de Harry, seu marido, não necessariamente uma pessoa querida. Ainda entram em cena o pintor Sam, uma senhora idosa, um auxiliar do xerife e sua mãe.
É puro deboche. Como disse a filha de Hitchcock, Patrícia, “não é possível levá-lo (o longa) a sério”. Ninguém liga para o corpo morto e cada personagem é mais estranho que o outro.
Hitchcock optou por um elenco de desconhecidos. John Forsythe vive o pintor Sam. Só suas décadas depois ele daria voz ao Charlie, de Charlie’s Angels / As Panteras. Shirley McLaine (à direita) tem sua estreia no cinema, como Jennifer.
A fotografia, da autoria de Robert Burks, aproveita a beleza das florestas de Vermont, com magníficos tons vermelhos e laranjas da folhagem de outono.
O Terceiro Tiro / The Trouble with Harry
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Elenco: John Forsythe, Shirley MacLaine, Edmund Gwenn e Mildred Natwick
Direção: Alfred Hitchcock
Roteiro: John Michael Hayes, baseado no livro de Jack Trevor Story
Ano: 1955
Duração: 99 min
Gênero: Suspense / comédia