O Touro Ferdinando
Rating
Total
Os touros são criados para entrar na arena e, ao enfrentar o toureiro, chegar à glória. Assim é, pelo menos, na fazenda espanhola que Ferdinando é criado. Ainda “menino”, vê seu pai ter o momento mais feliz de sua “carreira” ao ser escolhido para ir a Madri. Mas eis que Ferdinando vê algo estranho nesta história: ele não gosta de dar chifradas em barris ou muros de madeira, muito menos nos amigos. Seu negócio é cheirar flores e descansar à sombra das árvores.
Como no curta-metragem vencedor do Oscar Ferdinando, o Touro – que a Disney lançou em 1938 (baseado no conto “The Story of Ferdinand” de 1936, de autoria do norte-americano Munro Leaf) -, O Touro Ferdinando foca na tolerância. Dirigido pelo brasileiro Carlos Sandanha, mostra lindas paisagens, que só corroboram a vida que o touro pretende levar.
Há uma série de personagens secundários cativantes, que, seguindo o ritual de todas as animações modernas, acabam sendo até mais interessantes que o protagonista. Desde os touros com perfis variados (bravo, molenga, esperto, medroso etc) ao cachorro mal-humorado, passando pelos cavalos alemães (ou austríacos?) dançarinos, até os porcos-espinhos malandros dados a uma boa conspiração (Pinguins de Madagascar?), todos acrescentam à trama.
Uma curiosidade: o astro do futebol americano, Peyton Manning, agora aposentado, é a voz de Guapo, um dos touros adversários de Ferdinando.
O Touro Ferdinando / Ferdinand
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Direção: Carlos Saldanha
Ano: 2017
Gênero: Animação
Duração: 108 min
Elenco (vozes): John Cena, Gina Rodriguez, Peyton Manning, David Tennant, Kate Mckinon, Gabriel Iglesias, Boris Kodjoe, Miguel Ángel Silvestre, Raúl Esparza, Jerrod Carmichael e Gina Rodriguez