O Último Vice-Rei
Rating
Total
DISPONÍVEL NA NETFLIX
Em 1947, o inglês Lord Mountbatten assume uma missão de início gloriosa: sob o cargo de vice-rei do Reino Unido, devolver a Índia ao seu povo, ou seja, efetivar a independência indiana. A grandeza da tarefa logo se iguala à sua dificuldade: hindus e muçulmanos dividem o país e estão prestes a iniciar uma guerra civil. Cabe a Mountbatten decidir o melhor caminho para apaziguar a nova nação. Ou seria melhor “novas nações”?
Com direção da indiana Gurinder Chadha, O Último Vice-Rei é curioso por trazer a versão inglesa do conflito à véspera da independência da Índia. É um olhar bem diferente do clássico Gandhi, que foca no personagem mas aborda bastante a disputa entre hindus e muçulmanos, sempre sob a visão dos colonizados.
Com a câmera de Chadha, Mountbatten (Hugh Beneville, de Downton Abbey) e sua esposa (Gillian Anderson) são os colonizadores que querem encerrar o ciclo passando poder a quem tem esse direito. Formam uma família que os indianos estão acostumados a lidar.
No fim das contas, Mountbatten precisa decidir se o novo país será um só ou se haverá Paquistão e Índia. Não é difícil saber qual foi a decisão final. Porém, o longa torna-se interessante por mostrar questões históricas que aqui no Brasil são pouco abordadas.
Em meio à disputa entre hindus e muçulmanos, a diretora Chadha coloca um romance. Evidentemente, questões culturais e religiosas colocam em xeque o amor de Jeet (Manish Dayal) e Aalia (Huma Qureshi).
É um bom filme, que, aliás, surpreende no terço final. Fica, digamos, menos pró-Reino Unido.
_____________________________________________________________________________
O Último Vice-Rei / Viceroy’s House
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Direção: Gurinder Chadha
Elenco: Hugh Bonneville, Gillian Anderson, Manish Dayal e Huma Qureshi
Ano: 2018
Duração: 107 min.
Gênero: Drama