O Zoológico de Varsóvia

Rating
Total
Os horrores da Segunda Grande Guerra já renderam filmes espetaculares. São tantos os exemplos sobre o tema – A Lista de Schindler é o que sempre vem à cabeça, mas há ainda recentes, como Agnus Dei e O Destino de Uma Nação. O Zoológico de Varsóvia traz mais um recorte para acrescentar ao conflito.
Dirigido pela cineasta neo Zelandesa Nick Caro e baseado em histórias do livro The Zookeeper’s Wife: A War Story, de Diane Ackerman, o longa explora a atitude de dois poloneses, donos do zoológico, que passam a receber e esconder e tirar da cidade judeus perseguidos pelos nazistas.
Antonina (Jessica Chastain) e Jan (Johan Heldenbergh) têm funções distintas. Ele se arrisca na busca e camuflagem dos judeus, ela fica com o dia a dia no esconderijo. A ação acontece sob a sombra do alemão Lutz Heck (interpretado pelo ator alemão, de origem espanhola, Daniel Brühl)
Produzido por Chaistain, a obra cresce com o passar dos minujtos – e a ampliação do sofrimento judeu.
É incrível, mas um pecado do filme é a beleza de Chaistain. Ela está todo dia impecável, linda, o que fica inverossímil em meio à guerra. Chaistain também não tem sua melhor interpretação. Seu jeito de falar sussurrando a todo momento irrita um tanto.
Quem manda bem mesmo é Johan Heldenbergh, cujo personagem, de maneira aguerrida, enfrenta os alemães assassinos.
É uma história que merecia ganhar um filme. E chega aos cinemas e televisores produzido de maneira bem competente.
O Zoológico de Varsóvia / The Zookeeper’s Wife
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Ano: 2017
Gênero: Drama
Duração: 127 min.
Direção: Niki Caro
Roteiro: Angela Workman
Elenco: Jessica Chastain, Daniel Brühl e Johan Heldenbergh