A Onda
Rating
Total
Um professor assume as aulas de autocracia, contra sua vontade. Ele queria lecionar sobre anarquia, sua especialidade. Preocupado em ensinar, decide proporcionar aos alunos uma experiência prática de como se constrói um governo autocrático, absolutista. Ele é o líder e os alunos, seus seguidores A vivência dura uma semana. Tempo suficiente para a Alemanha nazista de Hitler surgir na experiência escolar.
O filme é muuuiittto bom. Com o perdão do trocadilho, dá uma aula de como surgem movimentos autoritários. Logo no começo um dos alunos diz: “a gente não tem pelo que lutar. Não tem com o que se revoltar. Sabe quem é a pessoa mais procurada no Google? A Paris Hilton!”. E outro, em cena à frente, completa: “não há possibilidade de a Alemanha voltar a ter um movimento nazista”.
Com o passar dos dias, o grupo de alunos começa a se vestir da mesma maneira e a menosprezar os não-membros da organização. Não demoram a aparecer atitudes violentas e coercivas, típicas de uma ditadura. Não demora à realidade desmentir o último aluno.
Baseado em uma história real da década de 1960 na Califórnia, Estados Unidos, o filme alemão mostra como de uma centelha nasce o fogo. Os alunos e o professor são envolvidos pela sensação de poder, de grupo, do uniforme. Imagine o que é a combinação destes três fatores! Simples: horror.
Ao transpor o caso para a Alemanha, familiarizada com o horror do autoritarismo, o diretor e roteirista Dennis Gansel alertaa para a importância de refletir sobre os atos sangrentos do passado. E do presente, em que movimentos xenófobos e neonazistas indicam que os demônios de uma autocracia “moderna” estão à espreita.
A Onda / Die Welle
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!
Ficha técnica:
Direção: Dennis Gansel
Gênero: Drama
Ano: 2008
Elenco: Frederick Lau,Max Riemelt,Frederick Lau,Jennifer Ulrich,Christiane Paul e Cristina do Rego
Duração: 106 min.
Roteiro: Dennis Gansel e Todd Strasser