Operação Big Hero
Rating
Total
A cultura geek ou nerd já ganhou a simpatia geral. Se nas décadas de 1980 e 1990 ser nerd era vergonhoso (“geek” nem existia), hoje em dia o apreço ao estudo e à ciência, especialmente ligado a ficção ou a super-heróis, é, ainda bem, valorizado. Operação Big Hero chega na segunda década dos anos 2000 para coroar esta tendência. E entrega uma bela animação da Disney, baseada em quadrinhos da Marvel.
A escolha para essa fusão entre a empresas no mundo dos desenhos é o pouco conhecido Big Hero 6, grupo de heróis inspirados no mangá japonês que, no longa-metragem, ganha uma boa americanizada. Dá certo. Dois pontos chamam atenção logo de cara: a fusão entre San Francisco e Tóquio, gerando São Fransókio, e o carisma de um personagem secundário que toma a tela, Baymax.
É em meio a neons e ladeiras muito bem caracterizados que moram os irmãos Tadashi e Hiro Harada, criados pela tia. Os dois são nerds apaixonados por robótica. Tadashi, o mais velho, estuda na mais renomada universidade de tecnologia da cidade. Para tirar o mais novo das confusões de rinhas de robôs, ele leva Hiro para um giro no laboratório em que estuda, apresentando seus amigos.
Damon Wayans Junior, Maya Rudolph, Jamie Chung, James Cromwell, Alan Tudyk, Daniel Henney e Stan Lee