A Origem

A Origem

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

Por Velma Gregório (enviada especial à locadora)

Preciso começar dizendo que este filme ainda é uma ficção científica, mas manda muito bem na possibilidade de invadir a mente humana por meio dos sonhos e desvendar segredos. Trata-se da história de um extrator de informações sigilosas da mente das pessoas que recebe a missão inversa de colocar uma ideia na cabeça de um homem de negócios.

Dessa missão passa-se à descrição da estratégia de como fazer isso, que é DUCA. Invadindo o sono da vítima, é possível entrar no seu sonho e construir uma semi-realidade. O mundo do sonho é construído por uma arquiteta megainteligente que precisa criar tudo, sem basear-se em experiências próprias, senão corre o risco de não conseguir sair mais do sonho do outro.

Para não ficar tão simples, é possível construir um sonho dentro do outro, relativizando o tempo de acordo com a profundidade que se atinge, em progressão geométrica – na vida real, um minuto vale horas no primeiro estágio dos sonhos, que vale dias no segundo estágio, meses no terceiro e assim por diante.

A história clichê do filme é só um pretexto para mostrar a estratégia. Requer atenção, pois as variantes são muitas e nem sempre dá para identificar quem é do bem ou do mal – o que o torna melhor ainda.
Apesar de levantar suspeitas tradicionais aos bestsellers (ganhou 4 Oscars e outros 69 prêmios), o filme é ótimo e poderia ficar só nesse, mas o final dá indícios de que é A Origem de A Origem 2.

A Origem / Inception

CLASSIFICAÇÃO: DUCA

Ficha técnica:

Direção: Christopher Nolan
Ano: 2010
Elenco: Leonardo DiCaprio, Marion Cotillard, Joseph Gordon-Levitt e Ellen Page
Roteiro: Christopher Nolan
Duração: 148 min.

Categorias: Ficção
Tags: A Origem

Sobre o Autor

Comentários

  1. Renata Rogatto
    Renata Rogatto 18 dezembro, 2011, 10:36

    Desisti na metade. Achei chato.

  2. Danilo Vicente
    Danilo Vicente Author 12 setembro, 2011, 04:04

    Assisti novamente. Agora tranquilamente. E gostei bem mais. Bacana mesmo.

  3. Renata Santos
    Renata Santos 20 julho, 2011, 21:57

    Pra mim, o melhor de todos os indicados. Pela originalidade do tema, também pela forma como ele é conduzido e o quanto te prende a atenção. Acho o máximo do respeito com o espectador um filme como esse, onde não há falhas de sequencia tudo se encaixa perfeitamente. Tem que prestar atenção. Tem que ver de novo.
    A estória sobre os sonhos é sensacional, como estudo um pouco isso, vejo grande realismo na construção de ideias e formas de pensamento com base em sonhos. Sonho é tão fascinante que por vezes vc nem mesmo lembra deles – um mecanismo de proteção. Tem aqueles dias em que se acorda cansado pq sonhou q trabalhava o tempo todo, ou os dias em que vc briga com quem tem q brigar no sonho, aí já não precisa mais fazê-lo na realidade, sem falar de pesadelos escapamento das neuroses – sinal de mente sã.
    Td bem, mais um pouco e eu ganho uma caixa de gardenal.
    AMEI O FILME.

  4. Renata Rogatto
    Renata Rogatto 13 julho, 2011, 14:36

    Tb quero ver dentro em breve, só ouvi coisas boas sobre ele.

  5. Danilo Vicente
    Danilo Vicente Author 13 julho, 2011, 03:54

    Penso que sim, Marcelo. Tela pequena, com chacoalho no ar. Preciso assistir novamene, tranquilo.

  6. Marcelo
    Marcelo 13 julho, 2011, 02:46

    Taí a diferença, Danilo. Eu vi no Imax! Esse daí é daqueles que perde pra caramba o impacto quando visto em tela pequena. Só posso dizer q é genial e a sequência da luta no corredor já entrou pra história. O mais legal é que a maior parte dos efeitos são físicos mesmo, não digitais. Mesmo a explosão do bistrô teve uma pá de explosão com o cgi usado apenas pra incrementar.

  7. Eduarda Cambraia
    Eduarda Cambraia 13 julho, 2011, 01:25

    Eu tb adorei o filme!!! Particularmente me lembrou de coisas da minha própria mente! Mas depois dessa incrível descrição da Velma, acho que vou assistir de novo!!!

  8. Angélica Vilela
    Angélica Vilela 12 julho, 2011, 04:01

    O filme me lembra a velha máxima do Tostines: é um ótimo filme de ação com conteúdo ou um ótimo filme de conteúdo com ação. Eu adorei ficar o tempo todo vidrada para tentar entender e não perder o fio da meada. A cena do elevador é sensacional! Já vale o filme!

  9. Danilo Vicente
    Danilo Vicente Author 12 julho, 2011, 03:52

    Todo mundo adora esse filme. Eu não. Até suspeito o motivo. Assisti em uma telinha de avião, durante um vôo internacional. E, acredito, nao prestei a devida atenção. Não é mesmo um filme fácil. Imagine, então, em um avião.

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*