Os Goonies

Os Goonies

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

Demorou para esse filme aparecer por aqui. Então resolvi corrigir a injustiça. Pela minha contas já o assisti cerca de um milhão de vezes. Quase todas na Sessão da Tarde e há muitos anos. Lembro de pelo menos 1/3 das brincadeiras da minha infância terem sido inspiradas pelo filme. E tomada por um sentimento nostálgico, decidi comprar o DVD para rever em casa. Sem muita expectativa, claro. Achei que veria novamente um filme bobo do qual gostava quando era criança, mas que no fundo nem era tão bom assim. Que surpresa a minha! Os Goonies é um filmaço e me prendeu hoje tanto quanto nas tardes em que o assiti na Globo.

O filme é aventura pura. Conta a saga de um grupo de amigos que será obrigado a se separar pois os pais terão que deixar as suas casas e mudar de cidade, graças ao não pagamento das hipotecas de suas casas. Os garotos partem, então, a uma caça ao tesouro inspirada na lenda da fortuna escondida pelo pirata Willy Caolho, cujo suposto mapa encontraram no porão da casa do líder do grupo Mickey (eu passei tardes e mais tardes imaginando como seria namorar com ele). Some-se a isso uma família de bandidos foragida da polícia que descobre a empreitada dos garotos e decide que vai se apossar do tesouro. Bom demais!

A produção foi absurda e se considerarmos que é um filme de 1985 fica ainda mais impressionante. O piano é magnífico, as armadilhas convencem, a cenografia é animal. Um navio pirata foi construído em tamanho real e os atores só puderam vê-lo minutos antes da filmagem da cena final para que as expressões de surpresa pudessem ser aproveitadas.

Os Goonies é indispensável para qualquer infância. Fala de amizade, de esperança e desperta aquele espírito único da aventura que toda criança tem. Os personagens viraram bonecos em 2007 e eu estou indo procurar agora uma maneira de comprar um para mim.

CLASSIFICAÇÃO: DUCA

ficha técnica:

título original:The Goonies
gênero:Aventura
duração:01 hs 55 min
ano:1985
direção: Richard Donner
roteiro:Chris Columbus, baseado em estória de Steven Spielberg
produção:Harvey Bernhard e Richard Donner
direção de arte:Rick Carter

Categorias: Aventura
Tags: Os Goonies

Sobre o Autor

Comentários

  1. Marcelo
    Marcelo 3 maio, 2011, 15:36

    The Gonnies are good enough for me, a-yeah, yeah, yeah-yeah, yeaaaahhh

    Páreo duro entre De Volta para o Futuro, Gremlins e Goonies pra descobrir qual o melhor filme do Spielberg que ele não dirigiu.

  2. Angelica
    Angelica 9 janeiro, 2010, 21:49

    Só preciso corrigir uma injustiça: ninguém comentou sobre a música tema do filme! Na voz de Cyndi Lauper, a músico povoou as mentes e todas as rádios dos anos 80.
    Vale reforçar: o filme é um clássico juvenil em uma época em que pouco se produzia para a garotada. Muito bom! O Danilo que me não me leia, mas também sonhei com o gatinho de aparelhos!!!! rs…

  3. Danilo Vicente
    Danilo Vicente 8 janeiro, 2010, 23:13

    Debora, tenho uns amigos bonitões e tal… Ta pegando todo mundo!!! rs

    Slooootttt …… Chocollaatttte

  4. Renata Rogatto
    Renata Rogatto 8 janeiro, 2010, 18:21

    Espero o empréstimo do seu DVD.

  5. Debora Nogueira
    Debora Nogueira 8 janeiro, 2010, 16:36

    demaaaaaaaaaais! eu tambem pegava o mickey. é um craaassico. nao sabia q tinha em dvd!

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*