Os Rejeitados

Os Rejeitados

Rating

5 out of 5
PARE TUDO E VÁ VER!

Total

5
5 out of 5

Está na hora de dar um Oscar a Paul Giamatti. O que ele faz em Os Rejeitados é da grandeza do prêmio. Não só ele: o diretor Alexander Payne traz um grande filme – conforme o título indica, uma ode aos rejeitados que habitam o planeta Terra.

Paul Hunham (Paul Giamatti) é um professor mal-humorado de uma prestigiada escola nos Estados Unidos. Mal-humorado, mas competente e incorruptível. Forçado a permanecer no campus para cuidar de alunos que não têm para onde ir na férias de Natal, ele promete disciplina. São cinco alunos, mas quatro deles se safam em uma viagem para esquiar – depois de o professor conseguir autorização dos pais. Sobra o encrenqueiro magoado Angus Tully (Dominic Sessa, uma surpresa daquelas, muito bem também). Professor e aluno, junto com a cozinheira-chefe da escola, Mary Lamb (Da’Vine Joy Randolph, ótima!), acabam formando um trio de rejeitados.

Alexander Payne não é novato. Podemos até dizer que ele tem muito do mérito por Giamatti hoje ser cultuado como um grande ator. Foi indicado três vezes ao Oscar como melhor diretor e ganhou duas vezes por roteiro adaptado, com Sideways – Entre Umas e Outras (2004) e Os Descendentes (2011). Sideways é o filme que jogou Giamatti ao estrelato. Na filmografia de Payne há o humor sarcástico aliado a críticas sociais, assim como o cuidado no desenvolvimento de seus personagens e a relação entre eles. É o que vemos profundamente em Os Rejeitados.

O roteiro, escrito por David Hemingson, foca em três personagens que parecem completamente diferentes. Os personagens estão sozinhos na época de Natal. O professor é rejeitado pelos colegas, o aluno é rejeitado pelos pais, a cozinheira pela sociedade – apenas o filho dela, aluno da universidade, foi à Guerra do Vietnã, e lá morreu.

Claro, há no fundo um olhar otimista, de que juntos eles podem “sobreviver”. E o espectador precisa saber apenas como isso acontecerá.

Paul Giamatti passa perfeitamente as nuances do personagem, com um senso de humor sarcástico. Dominic Sessa surpreende no papel do estudante rebelde e conquista pelo carisma. Por fim, e não menos importante, temos Da’Vine Joy Randolph como a cozinheira-chefe da escola. Ela guarda a dor de maneira angustiante.

No final das contas, Os Rejeitados conquista pela sutileza e profundidade.

________________________________________________________________________________________________________
O Rejeitados / The Holdovers
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!
Ficha técnica:

Direção: Alexander Payne
Roteiro: David Hemingson
Elenco: Paul Giamatti, Da’vine Joy Randolph e Dominic Sessa
Duração: 126 min.
Gênero: Drama

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*