Pantera Negra
Rating
Total
Pantera Negra está sendo classificado como um marco para o cinema. Pela primeira vez um super-herói negro da Marvel chega às telonas com um elenco quase que totalmente negro. Não é o primeiro super-herói a chegar ao cinema, já que Blade (com Wesley Snipes) teve este papel. Mas há de se concordar que Pantera Negra é muito mais assertivo em atender à necessidade por diversidade e representatividade no mundo contemporâneo.
Só por isso o filme já valeria. Porém, o que se vê na sala escura é muito mais. É um ótimo filme, empolgante.
O acerto de Ryan Coogler, diretor (também responsável por Creed: Nascido para Lutar) e roteirista (ao lado de Joe Robert Cole) é foca no super-herói. Explico: não há herói da Marvel em cena, o que poderia tirar atenção do até agora menor Pantera. Com Capitão América ou Homem de Ferro por ali, Pantera pareceria coadjuvante.
Nos primeiros minutos o longa se dedica a explicar Wakanda, uma terra escondida na África que guarda segredos tecnológicos. O príncipe T’Challa está prestes a assumir o lugar de seu pai, morto em um ataque na Organização das Nações Unidas. E o que T’Challa fará em seu reinado: ajudar o mundo com o que Wakanda produz ou manter-se fechado, ignorando a necessidade além fronteiras, mas beneficiando seu povo?
A discussão é atual, não? Da mesma forma está o “girl power” que o filme incentiva. As mulheres são fortes e corajosas e não se intimidam.
Em meio a tudo isso há os vilões. Michael B. Jordan está dando o que falar como Erik Killmonger, que aos poucos ganha espaço. Mas o mais legal é Andy Serkis, aquele que ficou famoso por interpretar grandes personagens animados (Gollum de O Senhor dos Anéis, King Kong, César de O Planeta dos Macacos etc). À frente das câmeras ele dá um show como Ulysses Klaw, o Garra Sônica. É hilário.
Há dois pontos que tiram um pouco o brilho da obra. Demora-se a ter ação… o primeiro 1/3 é de explicação. E os personagens africanos forçam um sotaque que parece artificial.
Pantera Negra / Dark Panther
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Ano: 2018
Duração: 134 min.
Direção: Ryan Coogler
Roteiro: Joe Robert Cole e Ryan Coogler
Elenco: Chadwick Boseman, Andy Serkis, Michael B. Jordan, Lupita Nyong’o, Danai Gurira, Martin Freeman e Daniel Kaluuya