Piratas Pirados

Piratas Pirados

Rating

5 out of 5
Pare tudo e vá ver!

Total

5
5 out of 5

Adorei Piratas Pirados. A técnica de Stop Motion – com massa de modelar e, agora, umas peças de plástico – já não é novidade – Fuga das Galinhas e Wallace & Gromit – A Batalha dos Vegetais -, mas continua fazendo meu queixo cair. Combinada com um roteiro cheio de detalhes e de citações inteligentes, então, propicia muitas risadas e faz o tempo passar rapidinho.

Que fique claro: este é um título para se divertir. Baseado em uma série recente de cinco livros de Gideon Defoe (The Pirates! In an Adventure with Scientists), não tem mensagem (a não ser sobre não trocar a amizade nem por uma fortuna ou por fama), não é acelerado (como Carros ou Shrek) e não tem um tema “pesado”(como a velhice e a morte no estupendo Up – Nas Alturas). Conta a história do Capitão Pirata (primeira participação de Hugh Grant na voz de uma animação) e seus homens, que são muito ruins como piratas. Não conseguem roubar, matar ou fazer maldades. Mas querem que o Capitão vença o título de Pirata do Ano. Para isso precisam arrumar muito dinheiro.

Quem prestar atenção ao fundo das cenas irá ver muitas anedotas. Jornais, cartazes, máscaras… o que há por trás dos personagens é de uma inteligência ímpar. A produção diz, nos extras, que não quis deixar espaço sem aproveitamento divertido. Conseguiu. No fim, com os créditos, todos estes apetrechos voltam, o que entretém até a última letra.

Além disso, existem citações a personagens que as crianças não conhecem – Charles Darwin, Jane Austin e O Homem Elefante, por exemplo, que entram na história para despertar o olhar adulto. Darwin, aliás, é um dos personagens principais. E ainda há os “comuns”, como o macaco que só se comunica por fichas escritas e o/a pirata barbuda/o.

Infelizmente, o filme não foi bem nas bilheterias. Lançado na época de muitos blockbusters nos Estados Unidos, vendeu poucos ingressos por lá. Por aqui está cada vez mais difícil alguém ver uma animação desse tipo enquanto o ingresso está nas alturas. Que pena.

Piratas Pirados / The Pirates! Band of Misfits


CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER! 


Ficha técnica: 
Direção: Peter Lord
Elenco (vozes): Hugh Grant, Salma Hayek e Brendan Gleeson
Ano: 2012
Duração: 88 min.
Gênero: Animação

Categorias: Animação

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*