Poesia
Rating
Total
Melhor roteiro no Festival de Cannes de 2010. Prêmio que o diretor Lee Chang-dong não esperava, segundo suas entrevistas. Ele disse que aguardava o de Melhor Atriz, para Yoon Hee-jeong, protagonista de Poesia. O homem estava certo.
Sul-coreano, Poesia tem um bom roteiro, que cativa. Mas está longe de ser ótimo, como se espera de um vencedor em Cannes. É um tanto longo e cansativo, com muitos dos 139 minutos arrastados. Tem cenas desnecessárias. Filme oriental tem outro ritmo? Até pode ser. Mas este exagera no recheio sem gosto entre o começo e o fim.
Yoon Hee-jeong, a que deveria ter sido premiada, interpreta uma avó que cuida do neto. Ela sofre do Mal de Alzheimer e busca nas palavras, na poesia, uma forma de retardar o esquecimento, driblando sua morte em vida. Mas além da saúde, ela passa a cuidar de outro grande problema. Uma menina se mata após sofrer estupros seguidos de um grupo de garotos, entre eles o seu neto.
O filme é cuidadoso com as cenas. Detalhista. A avó é incluída no grupo que, para silenciar a mãe da menina morta, oferece uma pequena fortuna em dinheiro. O que fazer para conseguir este dinheiro? Isso é justo? É ético? Perguntas que são respondidas ao longo do tempo.
Trata-se, em resumo, de um filme bacana. Tem muito valor. Mas, um pouco mais curto, seria ainda melhor.
Poesia / Poetry
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Direção: Lee Chang-dong
Elenco: Yun Jeong-hie, Ahn Nae-sang, Lee Da-wit, Hira Kim.
Duração: 139 min.
Gênero: Drama
Ano: 2010