Quebrando o Tabu

Quebrando o Tabu

Rating

5 out of 5
Pare tudo e vá ver!

Total

5
5 out of 5

Goste ou não de Fernando Henrique Cardoso, assista a Quebrando o Tabu. Documentário sobre a descriminalização das drogas, tem o ex-presidente do Brasil como protagonista. E ele dá um show.

Dirigido pelo “menino” Fernando Grostein Andrade (que até então havia feito curtas e clipes), com produção de Luciano Huck (entre outros produtores), o filme faz um desafio mundial: quebrar o tabu e falar sobre a importância de descriminalizar o consumo de drogas. Atenção: não é um filme a favor da legalização de drogas. Ao contrário. A obra apoia a assistência especializada a consumidores de drogas, hoje marginalizados pela sociedade. E para isso pede pela não criminalização destas pessoas.

É diferente legalizar drogas e descriminalizá-las. E isso o filme ensina.

Além de FHC (que também responde pelo argumento do filme), participa muita gente importante. Dos 176 entrevistados pela produção, ficam no filme uns 15. Há uma lista enorme de ex-líderes mundiais: Bill Clinton e Jimmy Carter, dos Estados Unidos; Ruth Dreifuss, da Suíça; Gro Brundtland, da Noruega… e por aí vai.

Tem também Paulo Coelho, Drauzio Varela e Gael Garcia Bernal. E pessoas que lidam com o dia a dia de viciados em drogas e os próprios viciados.

Fernando Henrique Cardoso faz como um repórter. Vai aos Estados Unidos e conversa com deputados federais. Na Europa mostra os exemplos de Holanda e Portugal. No Brasil visita bocas de fumo. No México aborda a ligação entre armas e drogas.

Sabe os documentários do Michael Moore (de Fahrenheit – 11 de Setembro, Capitalismo – Uma História de Amor e Sicko – S. O. S. Saúde? Neste estilo, mas só com a parte boa, sem o constrangimento muitas vezes desnecessário que o americano provoca.

Muito bem editado, para mim é forte concorrente ao Oscar de Documentário. Se o Michael Moore pode, porque não a dupla de Fernandos (Henrique Cardoso e o diretor Fernando Grostein Andrade)?

Você pode não sair convencido que a descriminalização das drogas é o melhor caminho. Mas vai pensar no assunto. E aí, pronto, objetivo alcançado: o tabu está quebrado.

Quebrando o Tabu

CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!

Ficha técnica:

Direção: Fernando Grostein Andrade
Elenco (depoimentos): Fernando Henrique Cardoso, Bill Clinton, Jimmy Carter, Anthony Papa, Ruth Dreifuss, Paulo Coelho, Drauzio Varela e Ethan Nadelmann
Produção: Fernando Menocci, Silvana Tinelli e Luciano Huck
Roteiro: Fernando Grostein Andrade, Ilona Szabó, Ricardo Setti, Thomaz Souto Correa, Bruno Módolo, Rodrigo Oliveira e Carolina Kotscho
Ano: 2011
Duração: 80 min.
Gênero: Documentário

Categorias: Documentário

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*