Quincy

Quincy

Rating

4 out of 5
DUCA

Total

4
4 out of 5

DISPONÍVEL NA NETFLIX

Quincy Jones é um gênio da música. Muitos já ouviram falar de seu nome, mas duvido que hoje saibam o quão importante ele é para a cultura do planeta. Quincy é restrito a poucos. E este documentário com seu nome mostra a real grandeza do norte-americano detentor dos maiores sucessos musicais da história.

Os 124 minutos são conduzidos pelo próprio produtor, compositor e instrumentista, hoje com 88 anos de idade. Mais do que elencar os recordes de Quincy, o filme entra em sua vida. Seus três casamentos (um deles com a atriz Nastassja Kinski) deram-lhe sete filhos – a cineasta Rashida Jones, diretora e roteirista do longa, entre eles.

Quincy é um “EGOT winner” – está entre os 18 donos das estatuetas do Emmy, Grammy, Oscar e Tony em conjunto. O homem é superlativo, e nunca se mostrou contente. Ao começar como músico, percorreu diferentes instrumentos. Foi para a televisão, fez sucesso. Passou, então, a ser produtor musical, com ainda mais sucesso. E resolveu passar para o cinema, com trilhas musicais dos mais diferentes filmes. Foi quando conheceu Michael Jackson em O Mágico Inesquecível. Aí foi seu auge.

A produção de Quincy a Off The Wall, Bad e Thriller arrebatou recordes – o último disco é até hoje o mais vendido de todos os tempos. Contente? Não. Ele criou o Movimento We Are The World, aquele da música famosa para angariar fundos contra a fome na Etiópia.

Destaque para o elogio dele ao percussionista brasileiro Paulinho da Costa, tido por Quincy como um dos maiores músicos de todos os tempos.

Visivelmente cansado, o Quincy na tela é o que busca conviver mais com seus filhos e equipe – e largar o alcoolismo. Aborda o racismo sofrido e, por isso, foca seu trabalho de então na cerimônia de abertura do Smithsonian National Museum of African American History and Culture, em Washington.

Ainda tem bastante espaço sua relação com a mãe esquizofrênica, levada de casa numa camisa de força, em Chicago, quando ele tinha 7 anos. Neto de escravos, filho de um workaholic e criado pela avó, Quincy viveu pelas ruas até os 11. E tomou um caminho de sucesso após conhecer um piano.

“Uau!” é o que diz o rapper Dr. Dre logo no início, ao entrevistar o veterano produtor. É o mesmo “uau!” de quem acompanha o documentário.

_________________________________________________________________________

Quincy
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Duração
: 124 min.
Ano: 2018
Gênero: Documentário
Direção: Rashida Jones e Alan Hicks
Roteiro: Rashida Jones e Alan Hicks

Tags: Quincy

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*