Sem Amor
Rating
Total
Sem Amor está cotadíssimo para o Oscar de Filme Estrangeiro neste 2018. Pudera, é uma bela obra do cinema russo. A produção é dirigida e roteirizada por Andrey Zvyagintsev, de Leviatã (melhor roteiro em Cannes e indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro) e O Retorno (Leão de Ouro em Veneza). Arrisco-me a dizer que é a melhor performance do diretor-roteirista.
A historia é assim: um ex-casal não mais se suporta e resolve ter vidas paralelas. O problema é que é há um filho de 12 anos neste casamento. Sim, problema, pelo menos na percepção de Boris e Zhenya. Como aponta o título do longa, falta amor.
As cenas mostram uma triste realidade de pais que não querem ter filhos e mesmo assim têm. O pequeno Alyosha desaparece. E aí surge um tom de suspense que cativa o espectador.
Esqueça a ideia de redenção e que os pais vão se descabelar com o sumiço do menino.
Sem alarde, nos detalhes, a produção mostra como a irresponsabilidade afeta vidas. A Rússia, diferentemente do que em geral chega aos cinemas, é moderna, não camponesa ou em meio a uma guerra.
As interpretações são caprichadas. Mas o pequeno Matvey Novikov (Alyosha) comove em uma cena de choro.
Um filme que toca em um ponto pouco discutido, os pais irresponsáveis, e em um que é temática corriqueira, mas invertido: o amor, ou a falta dele.
Sem Amor / Nelyubov
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Direção: Andrey Zvyagintsev
Roteiro: Andrey Zvyagintsev e Oleg Negin
Elenco: Maryana Spivak, Alexey Rozin, Varvara Shmykova, Daria Pisavera, Yanina Hope, Matvey Novikov e Andriss Keiss
Ano: 2018
Duração: 128 min.
Gênero: Drama