Sem Reservas / Simplesmente Martha
Rating
Total
Lígia Sanches, enviada especial à cozinha de Martha
O que motiva o remake de um filme? Ou uma refilmagem? Na maioria dos casos, a indústria de cinema aposta num ótimo retorno financeiro. Outros nascem a partir da ideia de homenagear um gênio da sétima arte. Também surgem aqueles que parecem fruto do desejo do produtor ou do diretor de “dar a sua cara” a algo feito por outro.
Este parece ser o caso de “Sem Reservas”(Austrália/EUA), de 2007, comédia romântica dirigida por Scott Hicks. No elenco principal, Catherine Zeta-Jones, Aaron Eckhart e Abigail Breslin. Trata-se da refilmagem de “Simplesmente Martha” (Alemanha), de 2001, com Martina Gedeck, Maxime Foerste e Sergio Castellito, ganhador de vários prêmios internacionais.
A história está focada na vida de uma chef de cozinha perfeccionista, obcecada. A moça vê sua vida virar de pernas pro ar quando sua irmã morre num acidente e a sobrinha de nove anos vem morar com ela. Para completar, o restaurante contrata um cozinheiro alegre, de bem com a vida. Problemas de convivência a caminho.
O original se passa em Hamburgo e traz chef Martha (Martina Gedeck) introspectiva, insegura ao lidar com as novas situações; o cozinheiro italiano Mario (Sergio Castellito) que a admira e logo se apaixona pela moça; e a garota Lina (Maxime Foerste), que sente saudades da mãe, mas vai se apegando à tia e ao novo amigo. O filme traz cenas deliciosas, como o jantar caseiro saboreado pelos três numa cabana armada na sala; outra delicada e sensual, quando Mario vai oferecendo colheradas de sopa à moça, que tem os olhos vendados.
A versão americana é, digamos, mais diversão e leveza na vida corrida de Manhattan. A presença de Catherine não chega a ser arrebatadora, mas há boas cenas com a menina Zoe — Abigail Breslin, “Pequena Miss Sunshine”, excelente atriz. Já Aaron Eckhart como o cozinheiro Nick é mais metido a divertido do que divertido. Enfim.
O filme é uma boa Sessão da Tarde (anda passando nos canais a cabo) e mostra como se pode entreter sem gastar muito dinheiro ou recursos caros de produção. Optar entre um e outro depende do gosto, do estilo de cinema preferido pelo espectador. Fico com o original.
Simplesmente Martha / Bella Martha
CLASSIFICAÇÃO: VALE (BEM) O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 2001
Direção: Sandra Nettelbeck
Elenco: Martina Gedeck, Maxine Foerste, Sergio Castellito e August Zirner
Duração: 105 min.
Gênero: Comédia
Sem Reservas / No Reservations
CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE
Ficha técnica:
Ano: 2007
Direção: Scott Hicks
Elenco: Catherine Zeta-Jones, Aaron Eckhart, Abigail Breslin e Patricia Clarkson
Duração: 104 min.
Gênero: Comédia Romântica
Vi os dois. Mas vi 'Simplesmente Martha' primeiro e amei. Já quando vi 'Sem Reservas' achei horrível. Uma caricatura mal feita do primeiro. Perde-se todo o charme do filme na versão americana, o que o faz completamente dispensável.