Sour Grapes
Rating
Total
DISPONÍVEL NA NETFLIX
Na tradução literal, Sour Grapes é “Uvas Azedas”, um bom título em português para esse documentário sobre o maior falsificador de vinhos da história… pelo menos, entre os descobertos.
O nome do falsário é Rudy Kurniawan (na imagem acima), um misterioso indonésio que inundou o mercado internacional com cerca de 10 mil garrafas falsas de vinhos raros e faturou US$ 35 milhões com o trambique. Como? Com muita sabedoria sobre vinhos, mas em especial sobre compradores.
No início dos anos 2000, Rudy começou a frequentar leilões de vinhos nos Estados Unidos e arrematar garrafas por valores muito mais altos do que os de mercado. Dizia-se que ele era especialista no assunto e herdeiro de uma família bilionária da Indonésia. O que ele fazia era, na verdade, inflacionar o mercado para, na sequência, vender sua “coleção” por valores exorbitantes.
Quem colocou o esquema de Rudy no lixo foi Bill Koch, milionário dono de uma coleção de 43 mil garrafas de vinhos raros, incluindo quatro supostamente do fim do século 18 e que pertenceriam a Thomas Jefferson. Supostamente até então, pois ele decidiu contratar gente de peso para averiguar se estava comprando gato por lebre… ou vinho por vinagre. E conseguiu.
Banqueiros e investidores de Wall Street foram pegos de calça curta. Tomavam vinhos de US$ 20 mil, muitos ao lado do próprio Rudy, que na verdade não valiam um tostão.
A lábia de Rudy era incrível. Tanto que o longa traz depoimentos de pessoas que, sabendo terem sido enganadas, ainda defendem o bandido. Descobre-se ao final o tamanho do esquema do falsário.
É irônica uma cena em que um dos adoradores do Rudy tenta mostrar que ele vendia vinhos raros em meio aos falsos. Com a câmera ligada ele se decepciona quando um especialista não titubeia em dizer que a suposta garrafa rara era na realidade um péssimo vinho. Falso.
Documentário cativante, que lembra a história de Marcelo Nascimento Rocha, que ganhou notoriedade no Brasil ao se passar pelo empresário Henrique Constantino, da Gol, enganando gente como Amaury Jr., Ricardo Macchi, Marcos Frota e Carolina Dieckmann. A cara de pau é semelhante, mas Rudy foi além.
_________________________________________________________________________
Sour Grapes
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Duração: 85 min.
Gênero: Documentário
Ano: 2016
Direção: Reuben Atlas e Jerry Rothwell
Parece interessante!!!