Star Trek

Star Trek

Rating

2 out of 5
Espere a sessão da tarde

Total

2
2 out of 5

Eu sempre confundia Star Trek com Star Wars, até que alguns anos atrás eu resolvi assistir a trilogia do segundo (a nova, não a antigona) e gostei. Já Star Trek tem todo um histórico além do filme, foi uma série de muito sucesso com diversas temporadas e não conheci profundamente, posso me basear apenas pelo filme.

As histórias das duas obras são, de certo modo, semelhantes. Passam-se no espaço, têm uns seres esquisitos, os protagonistas têm ligações fortes com os pais e ambas mostram a origem de toda a saga.

Em Star Trek, o jovem James Kirk (Chris Pine) se alista na Frota Estrelar, o exército da Federação Unida dos Planetas. Ele carrega uma grande responsabilidade, pois seu pai foi piloto da nave USS Enterprise e morreu ao enfrentar os romulanos, no mesmo dia em que James nasceu. Para conquistar o direito de ser capitão de uma nave, Kirk tem que passar por um teste formulado por Spock (Zachary Quinto em sua estreia no cinema, depois de interpretar o vilão Sylar por 4 temporadas de Heroes), um vulcano, aquele das orelhas pontudas e da saudação com os dedos abertos. Mas este teste é “impassável”, e Kirk se revolta e se enfia dentro da nave, coincidentemente a USS Entreprise, durante um ataque à Federação.

O foco do filme é mostrar como Kirk e Spock viram amigos, já que na série eles são companheiros de jornada e como Kirk se torna capitão.

O enredo é um pouco confuso, o Spock do futuro volta para ajudar o do passado (este papel foi criado especialmente para Leonard Nimoy, o verdadeiro Spock da série). Achei que a câmera trepidou demais nas cenas de batalha, deu um pouco de vertigem e acredito que tenha muitas referências internas à fatos mostrados pela série que eu não consegui entender (alguma coisa eu lembrava por ter ouvido o Sheldon falar em Big Bang Theory), como o mistério em torno do nome da personagem de Zoe Saldana, Uhura (li agora que nunca foi mencionado o seu primeiro nome antes). Acredito que quem é fã da saga deve ter gostado, mas eu não gostei tanto assim. Sou mais Star Wars.

Detalhe: Winona Ryder, mais uma vez, passa despercebida por mim em um filme (como em Cisne Negro). Aqui ela é a mãe humana de Spock.

O filme foi indicado para quatro Oscar: Melhor Maquiagem, Melhor Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Especiais. Pela primeira vez, após 10 filmes anteriores, ele conseguiu levar uma estatueta, a de Melhor Maquiagem.

CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE


Título original: Star Trek
Ano: 2009
Direção: J.J. Abrams
Elenco: Chris Pine, Zachary Quinto, Leonard Nimoy, Eric Bana.
Duração: 126 min.
Gênero: Ficção Científica

Categorias: Ficção
Tags: Star Trek

Sobre o Autor

Comentários

  1. Marcelo
    Marcelo 18 agosto, 2011, 03:36

    Cabei de ver Super 8. Bem legal 😀

  2. Marcelo
    Marcelo 17 agosto, 2011, 20:04

    Vou ver hj

  3. Danilo Vicente
    Danilo Vicente 16 agosto, 2011, 20:33

    Bom demais, Marcelo! Deu até vontade de rever os antigos. Foi ver Super 8?

  4. Marcelo
    Marcelo 16 agosto, 2011, 20:22

    Num falei q era massa??

  5. Danilo Vicente
    Danilo Vicente 16 agosto, 2011, 12:58

    Agora eu vi. E achei sensacional! Realmente é um filme para quem é fã, mas não só. É cheio de ação, do início ao fim. Segue realmente o estilo Jornada, com toques satíricos no meio da ficção. Muito bem amarrado com os restantes. E Leonard Nimoy tem uma justa homenagem. É a cereja do bolo deste baita filme.

  6. Marcelo
    Marcelo 14 agosto, 2011, 02:14

    Indy-fuckin' Jones!

    Danilo, dos filmes do Capitão Professor Xavier, o Primeiro Contato é mto bom, o resto é um lixo inominável.

    O 4 é bem legal, mas ainda fico com o 2. Tem mais drama, a bomba Genesis, um vilao memoravel feito pelo Sr Roarke, o inicio da lenda da Kobayashi Maru, o final inesquecível e, claro, Shatner berrando KHAAAAAAAAAAANNNNNN!!!! Não é sempre q vemos um Kirk puto da vida.

    Esse novo é mto bom, especialmente pros fãs da série antiga e de De Volta Para o Futuro. Paradoxos temporais, cara.

    É claro q os detratores dizem q starwarzeificaram Star Trek – o q é assumido no making of pelos roteiristas e pelo próprio JJ.

  7. Danilo Vicente
    Danilo Vicente 13 agosto, 2011, 11:48

    Ah… Exagerei na "melhor série"? É… Talvez Rocky seja melhor. Ou Planeta dos Macacos. Mas nao Guerra na Estrelas.

    Polêmica!!!!rs

  8. Danilo Vicente
    Danilo Vicente 13 agosto, 2011, 11:41

    Opa!!! Entramos em Jornada nas Estrelas, a melhor serie do cinema!!! Sou muito fã, apenas um passo atrás do pessoal que se encontra e veste fantasias.

    Assisti a todos, mas confesso que nao quis assistir a este. Sou fã da serie original e me decepcionei com todas as demais que quiseram continuar a saga, como a " Nova Geração".

    Mas me entusiasmou saber que o Nimoy aparece neste. O homem é um "monstro" e merece todas as homenagens. Vou ver, devido ao seu texto, Renata.

    Marcelo disse bem. Assista à serie original. Apesar de que se trata de uma serie para meninos.

    Marcelo, meu preferido é o 4, com a volta à Terra e as cenas das baleias. Fecha a trilogia iniciada no 2. Mas todos são ótimos, até o ultimo, quando a nave vai para a geração do careca.

  9. Marcelo
    Marcelo 12 agosto, 2011, 19:31

    1 – se vc gostou da trilogia nova do Star Wars, veja a antigona. Em comParação, é a segunda vinda de Cristo

    2 – nunca fui mto de assistir as séries, mas recomendo q vc assista os filmes anteriores, em especial os com a tripulação original. Jornada nas Estrelas II – A Ira de Khan é o melhor de todos. KHAAAAANNNNN!!!

    3 – esse daí é bem legal, e funciona melhor ainda pra quem manja da série, pelo fato da viagem no tempo mudar a origem e o destino de heróis e pessoas ("como assim? ____ morreu??? OMFG, eles explodiram _____!!!!").

    4 – e hj estreia o novo do JJ, Super 8. Semana q vem nao perco, era o q mais queria ver esse ano!

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*