Star Wars / Guerra nas Estrelas – Episódio IV- Uma Nova Esperança
Rating
Total
Recentemente resolvi assistir aos 7 Star Wars na sequencia de seus lançamentos. Então, o primeiro foi Guerra nas Estrelas, como em 1977 foi chamado, ou, agora renomeado, Star Wars – Episódio IV- Uma Nova Esperança.
Foi a maior bilheteria daquele ano, arrecadando 775.398.007 dólares. Quando ajustada para a inflação, é a segunda maior venda de intgressos do cinema nos EUA e Canadá. Ganhou dez indicações ao Oscar, vencendo 6. É classificado como um dos melhores filmes da história, considerado o marco de início da “Era dos Blockbusters”, os arrasa-quarteirões.
Ou seja, é um estrondoso sucesso, histórico. Mas assisti-lo hoje é bom, mas não um espetáculo.
O filme tem a grande vantagem de apresentar os personagens. Mas os efeitos especiais estão bem abaixo até mesmo de sua sequencia imediata, o episódio V, quando O Império Contra-Ataca.
Aliás, o subtítulo “Episódio IV: Uma Nova Esperança” não existia originalmente – George Lucas nem acreditava que continuaria a história. Só foi acrescentado em 1981, depois do lançamento da sequência.
A comparação com o Episódio VII, então, é covardia.
A história é sobre o jobem Luke Skywalker (Mark Hammil), que se vê envolvido em uma guerra intergalática quando seu tio compra dois robôs. Um deles, R2D2, tem uma mensagem da princesa Leia Organa (Carrie Fisher) para o jedi Obi-Wan Kenobi (Alec Guiness) sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta. Luke, então, se junta aos cavaleiros jedi e a Han Solo (Harrison Ford), um mercenário, para tentar destruir esta terrível ameaça.
Claro que Star Wars é mais do que efeitos especiais, e isso precisa ser levado em conta. Depois de ver Guerra nas Estrelas, James Cameron deixou seu emprego como motorista de caminhão para entrar na indústria cinematográfica. Outros cineastas que disseram ter sido influenciados são: Peter Jackson, Roland Emmerich, Christopher Nolan, David Fincher e Ridley Scott.
Mas é estranho como essa saga ganhou peso com suas sequências. Ainda mais se assistida hoje.
É um filme que precisa ser visto, o começo de um império cinematográfico. Mas não a melhor parte da saga.
Star Wars / Guerra nas Estrelas – Episódio IV- Uma Nova Esperança / Star Wars – Episode IV – A New Hope
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Direção: George Lucas
Ano: 1977
Gênero: Ficção Científica
Elenco: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Alec Guinness, David Prowse, Anthony Daniels, Kenny Baker, Peter Mayhew, Jack Purvis e Peter Cushing
Roteiro: George Lucas