Tempo de Despertar

Tempo de Despertar

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

Tempo de Despertar chamou minha atenção com a morte recente do neurologista Oliver Sacks. É dele o livro que originou o filme, baseado em sua experiência com pacientes que sofrem de encefalite letárgica. Sempre me pareceu algo científico demais, mas com Robert De Niro e Robin Williams à frente das câmeras resolvi encarar. Que bom!

De 1990, o filme mostra quão especial era Sacks. No início deste ano ele revelou estar com câncer terminal, em um artigo para o jornal The New York Times. “Agora depende de mim escolher como quero viver os meses que me restam. Tenho que viver da maneira mais rica, profunda e produtiva que puder”, relatou no texto. Já no filme, sua perseverança em ajudar o próximo é cativante.

Estamos no Bronx, Nova York, em 1969. Malcolm Sayer (Robin Williams, Sacks na vida real) é um neurologista que conseguiu emprego em um hospital psiquiátrico. Lá ele encontra vários pacientes que aparentemente estão catatônicos, sem reação alguma, mas decide pesquisar uma forma de recuperá-los. Decide arriscar e aplicar o remédio L-DOPA, já usado para pacientes com o Mal de Parkinson, em larga quantidade. Sayer escolhe Leonard Lowe (Robert De Niro) como cobaia.

Lembra bastante Um Estranho no Ninho, especialmente pela ambientação. Mas não tem o enfrentamento e dúvida no ar do personagem de Jack Nicholson.

Robin Williams manda super bem na interpretação, mas é mais um personagem médico e “revolucionário” em sua carreira. Já De Niro… é um absurdo, no bom sentido, o que ele faz em tela. A doença de seu personagem é incapacitante, com espasmos e dificuldades de locomoção. E ele se mostra primoroso na interpretação.

Uma curiosidade: o fortão Vin Diesel estreou no cinema com este filme, cabeludo (foto ao lado), como um assistente hospitalar.

O longa foi indicado a três Oscar: Filme (perdeu para Dança com Lobos), Ator (De Niro perdeu para Jeremy Irons em O Reverso da Fortuna) e Roteiro Adaptado (Dança com lobos novamente).

Penny Marshall é a diretora. Pode-se dizer que é o nome menos famoso de Tempo de Despertar (dirigiu geralmente comédias, com Quero Ser Grande em destaque). Mas consegue dar espaço ao mais importante: o roteiro e seus atores.

Um filme sensível que não necessariamente tem um final feliz. Mas preenchido de boas ações e alegria. Como a vida de Sacks.



Tempo de Despertar / Awakenings 


CLASSIFICAÇÃO: DUCA 


Ficha técnica: 
Elenco: Robert De Niro, Robin Williams, Penelope Ann Miller, Julie Kavner, Max von Sydow, John Heard, Peter Stormare e Vin Diesel
Ano: 1990
Duração: 121 min.
Gênero: Drama
Direção: Penny Marshall

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*