Terremoto
Rating
Total
DISPONÍVEL NO GLOBOPLAY/TELECINE
Terremoto é um filme que em 1974 causou furor. Veio com efeitos especiais e uma mixagem de som inovadores. Até virou brinquedo de parque na Disney. É o típico filme de desastre, que tantos exemplares já surgiram em Hollywood. O problema é assisti-lo em 2022.
Hoje, é um filme cheio de preconceito machista, devagar, que liga o nada ao lugar nenhum. Mesmo os efeitos: são ruins.
São tantas histórias juntas que é difícil descrever a sinopse. Mas vamos lá: em Los Angeles, Stuart Graff (Charlton Heston), conceituado engenheiro civil, é pressionado pelo ciúme de Remy (Ava Gardner), sua esposa. Envolve-se com Denise Marshall, viúva de um colega de trabalho, enquanto Remy tenta persuadir seu pai, Sam Royce, patrão de Stuart, a promove-lo e, assim, usar sua influência para que o genro deixe de encontrar Denise.
Cadê o terremoto? Chega lá para o fim, depois que esta e outra dezena de histórias são mostradas lentamente.
Surpreende que o roteiro seja de Mario Puzzo, escritor e corroterista de “apenas” O Poderoso Chefão. Que diferença gritante!
O filme, aliás, é machista especialmente em uma cena que hoje seria impensada. Arosa Amici (Victoria Principal) é uma moça que irá ajudar um motoqueiro em um show de piruetas. Por que foi escolhida? A câmera foca em seus seios embaixo de uma camiseta.
Até os efeitos, que deixaram o filme famoso, hoje são mambembes. São, basicamente, câmera tremendo e pessoas se jogando no chão. Tem um momento que é desenhado (como em uma animação) sangue na tela.
______________________________________________________________________
Terremoto / Earthquake
CLASSIFICAÇÃO: NEM A PAU, JUVENAL!
Ficha técnica:
Direção: Mark Robson
Roteiro: Mario Puzo
Elenco: Charlton Heston, Ava Gardner, Lorne Greene, Victoria Principal, Geneviève Bujold, Richard Roundtree, Walther Matthau e Marjoe Gortner
Ano: 1974
Duração: 129 min.
Gênero: Ação