The Propaganda Game
Rating
Total
Este é um ótimo documentário para entender a Coreia do Norte, que tanto tem aparecido no noticiário mundial nos últimos anos. The Propaganda Game é de 2015, mas mostra-se atualíssimo.
Dirigido pelo espanhol Álvaro Longoria, o filme é “inevitavelmente intrigante por causa de seu assunto”, conforme foi descrito pelo site The Hollywood Reporter.
Longoria conseguiu o que ninguém havia alcançado: filmar em alta-qualidade dentro do país. Sua visita foi facilitada e monitorada por seu conterrâneo Alejandro Cao de Benós, um simpatizante e apologista espanhol do governo norte-coreano. Alejandro é tão defensor do que acontece pelas bandas de lá que acabou se tornando, ele próprio, assunto do documentário.
O interessante do longa é não assumir um lado. Evidentemente, a Coreia do Norte comete tantas atrocidades que fica impossível não haver crítica. Mas o país é mostrado de uma maneira distinta do que geralmente aparece. A lavagem cerebral de seu povo é escancarada nos depoimentos de gente que diz ter a certeza de o país e seu líder, Kim Jong-un, serem admirados mundialmente.
Falta ao filme a exploração além de Pyongyang, a capital, onde se afirma que a repressão é mais forte. O foco das cenas está na propaganda… na verdade, no jogo de propaganda entre ocidente e Coreia do Norte. A conclusão fica para o espectador.
The Propaganda Game
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Direção: Álvaro Longoria
Produção: Álvaro Longoria
Roteiro: Álvaro Longoria
Gênero: Documentário
Ano: 2015Duração: 98 min.