Top Gun – Maverick

Top Gun – Maverick

Rating

5 out of 5
PARE TUDO E VÁ VER!

Total

5
5 out of 5

Top Gun – Maverick é machista, os aviões são objetos fálicos, a história é uma apologia à guerra. Teorias e mais teorias para criticar um dos melhores filmes do ano. Recém-chegado à TV por assinatura, o longa de 2022 é maior que essas críticas, é ótimo, uma aula de como fazer uma sequência sem desrespeitar o original (o que não é comum).

No Omelete, o crítico Marcelo Hessel sustentou que Maverick é voltado essencialmente para o público masculino “na faixa dos 40 anos”. O filme não teria interesse em atingir o público mais jovem contemporâneo porque “chega pronto para atender a essa demografia emasculada, que perdeu suas convicções para o discurso identitário no novo milênio”. Está aí a primeira derrapada: não há dúvida que o filme é voltado ao público de 40 anos, já que é uma continuação 30 anos depois, mas por que não às mulheres? Mulher não gosta de filme de ação? Tem de ser apenas romance açucarado? Claro que não!

Guilherme Genestretti, da Folha de S.Paulo, também escorregou. Sua crítica acerta ao dizer que “é uma clara elegia aos arrasa-quarteirões de antigamente, como foi o primeiro”. Óbvio, é uma continuação de um clássico blockbuster. Mas ele escreveu que o filme “faz ode à testosterona e ignora qualquer aceno ao feminismo”. Ode à testosterona até pode ser, mas não é verdade que ignora o público feminino. Há mulheres poderosas no longa, a começar pela pilota na nova turma e a terminar pela dona do bar (Jennifer Connelly) que coloca Maverick (Tom Cruise) na linha. Ainda há a filha dela.

Na trama, Cruise retoma o papel do filme de 1986, o piloto habilidoso e não muito afeito a seguir as regras (e a colocar capacete quando está em uma moto). Após três décadas, o encontramos no mesmo lugar de sempre, querendo fazer o que mais gosta: pilotar. Maverick é, então, convocado a treinar um time de jovens para que executem uma missão secreta num país inimigo – o local não é revelado.

No time que ele precisa treinar está Rooster, interpretado por Miles Teller, o filho do seu antigo companheiro de asas, Goose, morto no primeiro filme em um acidente com o caça pilotado por Maverick.

O saudosismo não para aí. E isso é incrível! Acontece uma das mais importantes homenagens do cinema a um ator. Debilitado por um câncer de garganta, Val Kilmer faz uma participação para lá de especial, tocante.

O que importa é que Top Gun – Maverick tem ação, nostalgia, roteiro, direção e interpretações. Pacote completo! Um filme a ser aplaudido.

_________________________________________________________________________________________________________

Top Gun – Maverick

CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!

Ficha técnica:

Direção:  Joseph Kosinski

Ano: 2022

Duração: 131 min.

Gênero: Ação

Elenco: Tom Cruise, Miles Teller, Val Kilmer, Glen Powell, Monica Barbaro, Jennifer Connelly e Jon Hamm

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*